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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2010.tde-07012011-165346
Documento
Autor
Nome completo
Liliane Ubeda Morandi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Pazello, Elaine Toldo (Presidente)
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Tavares, Heliton Ribeiro
Título em português
Uma análise da habilidade do professor - medida com base na Teoria de Resposta do Item - sobre o desempenho escolar do aluno
Palavras-chave em português
Habilidade do professor
Prova Brasil 2007
Teoria de Resposta ao Item
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da habilidade do professor sobre o desempenho escolar de seus alunos. Muitos estudos não encontram um efeito significativo para o 'professor' em regressões de desempenho escolar. Uma possível explicação pode estar na fragilidade das variáveis que têm sido utilizadas para medir qualidade do professor - nível de escolaridade e experiência. Este estudo utilizou como proxy para identificar o traço latente ou habilidade do professor com o ensino, as questões da Prova Brasil de 2007 a respeito das características produtivas (investimento em capital humano) dos professores e das práticas didáticas adotadas em sala de aula para estimular a aprendizagem dos alunos. Com base em tais variáveis e utilizando a teoria de reposta ao item, foram construídos dois índices de habilidade do professor: um primeiro relativo às características de capital humano dos professores e um segundo relativo às práticas didáticas. A análise mostrou que os itens em geral utilizados neste exercício são itens fáceis, ou seja, um professor não precisa ter habilidade muito alta para ter 50% de chance de acertar o item. Embora alguns itens tenham mostrado bom poder de discriminação para professores com baixa habilidade, o reduzido grau de dificuldade e baixo poder de discriminação para a maior parte deles, geraram indicadores com baixa variabilidade em termos da habilidade dos professores. Tais resultados por sua vez implicaram em baixa correlação dos escores de habilidade identificados tanto com o perfil do professor (sexo, idade, raça, etc) quanto com o desempenho escolar dos alunos.
Título em inglês
An analysis of the ability of the teacher - measure based on Item Response Theory - on the performance of student's school
Palavras-chave em inglês
Item Response Theory
Prova Brasil 2007
Teachers ability
Resumo em inglês
The aim of this study was to analyze the impact of the ability of the teacher on the academic performance of their students. Many studies find no significant effect for the 'teacher' in regressions of scholar achievement. A possible explanation may lie in the fragility of the variables that have been used to measure the teachers quality - level of education and experience. This study used as a proxy to identify the latent trait or ability of the teacher with teaching, issues of race in Brazil in 2007 regarding their production (investment in human capital) of teachers and teaching practices adopted at the classroom to stimulate student learning. Based on these variables and using the Item Response Theory (IRT), we built two levels of skill of the teacher: a first on the characteristics of human resources for teachers and a second on teaching practices. The analysis showed that the items generally used in this exercise are items 'easy', or a teacher does not need to have very high ability to have 50% chance of hitting the item. Although some items have shown good discriminatory power for teachers with low skill, the low degree of difficulty and low discrimination power for the most part, generated indicators with low variability in the ability of teachers. These results in turn led to low correlation of scores of ability identified both with the teacher's profile (gender, age, race, etc.) and with the performance of the students.
 
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LilianeUMorandi.pdf (839.21 Kbytes)
Data de Publicação
2011-01-25
 
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