• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2016.tde-05092016-160855
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Marini Domingues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Lucinda, Claudio Ribeiro de (Presidente)
Azevedo, Paulo Furquim de
Ledo, Bruno Cesar Aurichio
Moita, Rodrigo Menon Simões
Título em português
A influência da informação sobre segurança na demanda por automóveis: o caso do Latin NCAP no Brasil
Palavras-chave em português
Demanda por automóveis
Logit aninhado
NCAP
Resumo em português
O presente trabalho procura avaliar a relevância da informação sobre a segurança dos automóveis para os consumidores brasileiros estimando um modelo de demanda logit aninhado controlado pelas notas de zero a cinco estrelas obtidas nos crash tests do Latin NCAP, pesquisa até o momento única no Brasil. Os resultados indicam que a nota nos crash tests são relevantes para a utilidade média dos consumidores com os carros mais bem avaliados mostrando um nível de utilidade maior em relação aos veículos menos seguros. Resultados auxiliares apontam que não há diferença nos preços médios dos modelos avaliados pelo Latin NCAP com notas de uma a cinco estrelas sendo os modelos avaliados com zero estrelas os únicos a apresentarem preços estatisticamente diferentes e mais baratos. Outros resultados obtidos mostram que um aumento no número de automóveis testados de uma determinada montadora aumenta mais que proporcionalmente a probabilidade de um outro automóvel da mesma marca ser avaliado
Título em inglês
The infuence of safety information on automobile's demand: the case of Latin NCAP in Brazil
Palavras-chave em inglês
Automobile demand
NCAP
Nested logit
Resumo em inglês
The present work aims to evaluate how important is the information about car safety for consumers in brazilian market estimating a nested logit demand model using the Latin NCAP's grades from zero to five stars as independent variables, yet this research is unique in Brazil. The results obtained show that Latin NCAP's grades show some relevance for the consumer's mean utiliy as the higher grades exibit higher mean utility levels related to the lowest grades. Auxiliary results show that there is no statistic diference among the car's prices evaluated with one to five stars in the crash tests as the automobiles evaluated with zero stars appear as being the cheapest of all. Others results show that an increase in the number of tested vehicles from a given manufacturer raises more than proportionally the probability of a car from this same brand to be tested
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-11-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.