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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.93.2018.tde-23112018-105912
Documento
Autor
Nome completo
Evandro Carlos Nicolau
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Benoit, Lelita Oliveira de Rodriguez
Iavelberg, Rosa
Leite, Edson Roberto
Queiroz, Rodrigo Cristiano
Título em português
Desenhos da paisagem: percepção, memória e imaginação
Palavras-chave em português
Desenho
Interdisciplinaridade
Paisagem
São Paulo
Resumo em português
Esta é uma pesquisa, com abordagem interdisciplinar que, a partir do conceito de desenho e paisagem, possui referencias em áreas como geografia, história, filosofia (estética) ciências ambientais, arquitetura e urbanismo, educação e, principalmente, arte. A intenção do trabalho se situa no movimento de relacionar o que chamamos por natureza, paisagem, articulado com o que chamamos de arte, desenho. Sua finalidade é estabelecer, e tornar real, a percepção de que a arte é uma área que produz conhecimento e que se constitui através das relações entre as ciências e as disciplinas que compõem grande parte do desenvolvimento humano. É assim que a tese de doutoramento Desenhos da Paisagem, a partir da fenomenologia, como metodologia e corrente filosófica, apresenta uma investigação que reflete sobre os problemas da arte como forma de conhecimento e da natureza, em sua gestão e conservação, como grande questão da humanidade no momento presente. A cidade de São Paulo, como maior metrópole latino-americana, foi estabelecida como um estudo de caso, partindo da percepção de seu crescimento e desenvolvimento urbano acelerado, ao longo do século XX, que realizou uma enorme transformação em sua paisagem natural e cultural. Procuramos então entender o espaço transformado como resultado da produção de um desenho cultural, que possuí linguagem, e que se insere na paisagem, na geografia e na dimensão da presença humana em um determinado território. A partir dessa configuração, apresentamos algumas formas visuais contemporâneas que se compõem em imagens de grande complexidade. Assim, podemos aferir que os problemas urbanos enfrentados pela cidade foram moldados e moldaram uma paisagem urbana, composta de pessoas e populações que não são uniformes. A cada novo plano urbano, a cidade está sendo redesenhada e, portanto, imagina-se e sobrepõe-se a antiga, uma nova cidade, como outras formas de pensar e organizar o espaço. Estas formas acabam, portanto, gerando muitas maneiras de entendermos a importância, o sentido e o significado do desenho. No momento atual, em que a proliferação de imagens tecnológicas e digitais, realizadas por satélites, são acessíveis, nos é possível ampliar e aumentar as formas de observar, ver e pensar o desenho e a paisagem. Como resultado, finalmente, são apresentadas experiências educativas realizadas em cursos e ações educativas desenvolvidos e aplicados no Museu de Arte Contemporânea e em outros lugares e instituições.
Título em inglês
Landscape drawings: perception, memory and imagination
Palavras-chave em inglês
Drawing
Interdisciplinarity
Landscape
Sao Paulo
Resumo em inglês
This is a research, with an interdisciplinary approach that, from the concept of design and landscape, has references in areas such as geography, history, philosophy (aesthetics) environmental sciences, architecture and urbanism, education and, mainly, art. The intention of the work lies in the movement of relating what we call nature, landscape, articulated with what we call art, drawing. Its purpose is to establish, and make real, the perception that art is an area that produces knowledge and that is constituted through the relations between sciences and the disciplines that make up much of human development. This is how the doctoral dissertation Desenhos da Paisagem, from phenomenology, as a methodology and philosophical current, presents an investigation that reflects on the problems of art as a form of knowledge and of nature, in its management and conservation, as a great question of humanity in the present moment. The city of São Paulo, as the largest Latin American metropolis, was established as a case study, starting from the perception of its growth and accelerated urban development throughout the 20th century, which has undergone a huge transformation in its natural and cultural landscape. Wethen try to understand the transformed space as a result of the production of a cultural design, which possesses language, and which is inserted in the landscape, geography and dimension of human presence in a given territory. From this configuration, we present some contemporary visual forms that are composed in images of great complexity. Thus, we can verify that the urban problems faced by the city were shaped and shaped an urban landscape composed of people and populations that are not uniform. With each new urban plan, the city is being redesigned and, therefore, imagines and overlaps the old, a new city, like other ways of thinking and organizing space. These forms end up, therefore, generating many ways of understanding the importance, the meaning and the meaning of the drawing. At the present moment, where the proliferation of technological and digital images, made by satellites, are accessible, we can enlarge and increase the ways of observing, seeing and thinking the drawing and the landscape. As aresult, finally, educational experiences are presented in courses and educational actions developed and applied in the Museum of Contemporary Art and other places and institutions.
 
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Data de Publicação
2018-11-23
 
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