• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2013.tde-14102014-175005
Documento
Autor
Nombre completo
Andrea Costa Soares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Silva, Dilma de Melo (Presidente)
Macedo Neto, Antonio Teixeira de
Paixão, Maria de Lurdes Barros da
Título en portugués
Da beira do seu quintal: dos reis do congo à espetacularidade contemporâneo-brasileira
Palabras clave en portugués
Artes cênicas
Cultura brasileira
Espetacularidade
Estudos da performance
Etnocenologia.
Resumen en portugués
Buscando fomentar reflexões de ordem estética e ética, conectadas às questões latentes da atualidade, tais como a diversidade e a tolerância, este trabalho pretende instaurar um diálogo entre tradição e contemporaneidade nas Artes do Espetáculo. De caráter teórico-prático, consiste na investigação de uma abordagem que parte da pesquisa das culturas tradicionais brasileiras, identificando nelas aspectos que possam servir de ponte para esta conexão com a espetacularidade contemporânea. Para tal, norteia-se por três pontos principais: traços de ancestralidade afro-banto na cultura brasileira; relações espaços-temporais permeadas pelo acaso e pelo improviso; e a transdisciplinaridade artística. Debruçandose sobre a comunidade tradicional da Irmandade de Nossa senhora do Rosário de Justinópolis/MG e apoiando-se em princípios da Educação Somática como a Eutonia e a técnica Klauss Vianna, trilha um percurso transdisciplinar que trafega pela Etnocenologia e os Estudos da Performance, bem como às perspectivas em torno da contemporaneidade a partir de Jorge Larossa Bondía, Edgar Morin e Giorgio Agamben
Título en inglés
On the border of your yard: from Congo kings to the "Brazilan-contemporary" espetacularity
Palabras clave en inglés
Brazilian culture
Etnocenology
Performance studies
Performativity
Performing arts
Resumen en inglés
Stimulating aesthetic and etic reflections, connected to important social questions of contemporary times, such as diversity and tolerance, this work intend to establish a dialog between tradition and contemporaneity on the spectacle arts. As a theoretical e practical research, it consists on the investigation that look at Brazilian traditional cultures, identifying on them aspects that could work as a bridge to the contemporary performativity. For that, follow three main points: the African Bantu ancestry on Brazilian culture; the time and space relations built by fortuity and improvisation; and the transdisciplinarity between arts. Investigating the Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, a traditional community, and using the elements of somatic education like Eutony and Klauss Vianna technics, it goes on a transdiciplinary research that gather the Etnocenology, the Performance Studies and Jorge Larossa Bondía, Edgar Morin and Giorgio Agamben points of view about contemporaneity
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.