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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2014.tde-11032015-104228
Documento
Autor
Nome completo
Maria Fernanda Andrade Saiani Vegro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Lima, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos
Pereira, Joao Augusto Frayze
Título em português
O desenho arquitetônico: fenomenologia e linguagem em Joan Villà
Palavras-chave em português
Arquitetura
Desenhos
Fenomenologia
Linguagem
Sentidos
Resumo em português
Este trabalho trata de uma interface entre arquitetura e filosofia. O instrumental teórico utilizado nesta pesquisa é a fenomenologia da linguagem de Maurice Merleau-Ponty. Propomos uma leitura dos desenhos do arquiteto Joan Villà, por meio de uma linguagem expressiva, conquistadora, estabelecida como sistema complexo, aberto, onde os signos articulam-se pela diferença que estabelecem entre si e dessa forma, constituem a unidade da linguagem do arquiteto. Nosso objetivo é situarmos o fenômeno criativo nos desenhos do arquiteto e tratar questões da gênese do sentido, Para a leitura dos aspectos latentes dos desenhos, elegemos a teoria da intersubjetividade de Merleau-Ponty, presente na fenomenologia da linguagem para situarmos o trabalho participativo de Villà junto a comunidades carentes de habitação, na exposição de um desenho arquitetônico aberto, democrático. Para os aspectos dos desenhos em si, escolhemos a questão do vazio positivo e a dialética entre espaço público e espaço privado.Dessa forma, pretendemos desenvolver uma linguagem expressiva não meramente comunicativa, indireta, alusiva, capaz de conferir sentidos para a arquitetura, pois nossa hipótese é que na contemporaneidade, no âmbito da arquitetura e do urbanismo, vive-se uma crise de sentidos.
Título em inglês
The architectural drawing: phenomenology and language in Joan Villà
Palavras-chave em inglês
Architecture
Drawings
Language
Phenomenology
Senses
Resumo em inglês
This work is an interface between architecture and philosophy. The theoretical tool used in this research is the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty language therefore propose here a reading of the drawings of the architect Joan Villa via an expressive language, conquering, established as a complex system, open, in which the signs articulate by the difference established between them and thus constitute the unity of the language of the architect. Our goal is to situate the phenomenon in creative designs of the architect and dealing with issues of the genesis of sense. To read the latent aspects of the designs we have chosen the theory of intersubjectivity in Merleau-Ponty, this phenomenology of language to situate participatory work villa next to needy communities in housing, exposing an open, democratic architectural design. For the visible aspects of the drawings, chose the issue of positive void and the dialectic between public space and private space. Thus, we intend to develop a merely communicative, indirect, allusive, expressive language is able to give directions to architecture because our hypothesis is that in contemporary times, in architecture and urbanism, one lives a crisis of meaning.
 
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Data de Publicação
2015-04-17
 
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