• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2014.tde-07112014-155107
Documento
Autor
Nome completo
Alex Gomes Peixoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Katia Canton (Presidente)
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
Romagnolo, Sergio Mauro
Título em português
Narrativas visuais: os ciclitas de Iberê Camargo
Palavras-chave em português
1914-994
Brasil
Iberê Camargo
Kátia Canton
Pintura
Século 20
Teoria da arte
Resumo em português
Este trabalho constitui-se em um estudo da série Ciclistas do Parque da Redenção, executada por Iberê Camargo durante a década de 1980. O objetivo é identificar elementos narrativos presentes na série, tendo como moldura teórica o ensaio O Narrador, de Walter Benjamin. O trabalho é desenvolvido em três capítulos: o primeiro volta-se à investigação da biografia do pintor, suas produções pictóricas e literárias e os contextos nos quais ele e sua obra se inserem; no segundo verificam-se propriedades do narrador e a narrativa sob o ponto de vista de Walter Benjamim; por último, é feita uma comparação entre as características do narrador benjaminiano e Iberê Camargo, bem como a identificação dos aspectos narrativos da série Ciclistas do Parque da Redenção.
Título em inglês
Visual narratives: the cyclists of Iberê Camargo
Palavras-chave em inglês
1914-994
20th Century
Art theory
Brazil
Iberê Camargo
Katia Canton
Painting
Resumo em inglês
This work consists in a study of the series Ciclistas do Parque da Redenção, executed by Iberê Camargo during the decade of 1980. The objective is to identify narrative elements in the series considering as theoretical frame the text The Storyteller of Walter Benjamin. This work is developed in three chapters: the first is dedicated to the biography of the painter, his pictorial and literary productions and the context in which the painter and his work are inserted; in the second the properties of the narrator and narrative are verified according to Walter Benjamins point of view; finally, a comparison between the characteristics of Benjamins narrator and Iberê Camargo is made, as well as the identification of the narrative aspects of the series Ciclistas do Parque da Redenção.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
AlexGomesPeixoto.pdf (14.86 Mbytes)
Data de Publicação
2015-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.