• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2018.tde-04072018-104956
Documento
Autor
Nome completo
Suzanna Ramalho de Rezende
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Rodrigo Cristiano (Presidente)
Bortolli Junior, Oreste
Fernandes, Ana Candida Franceschini de Avelar
Magalhães, Ana Gonçalves
Título em português
Paulo Werneck: a produção mural e a arquitetura moderna brasileira
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna
Arte moderna
Mosaico
Mural
Paulo Werneck
Síntese das artes
Resumo em português
Esta dissertação tem como intenção analisar a obra parietal de Paulo Werneck, ilustrador, gravador, muralista e mosaicista, cuja produção é fundamental para compreender a arte mural de meados do século XX no Brasil. Para tanto, este estudo se inicia a partir de uma breve explanação sobre o desenvolver da arquitetura moderna brasileira e a sua consolidação como uma linguagem própria, independente da matriz europeia. A seguir, será apresentado o conceito estético síntese das artes, que é geralmente utilizado pela historiografia tradicional para justificar o alastre da arte mural em edificações racionalistas a partir da década de 40. Nessa parte do trabalho, a intenção é apresentar o desenvolvimento histórico do tema, do seu surgimento até a leitura que irá impactar a obra de arquitetos como Le Corbusier - pela qual a questão chega no país- Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Por fim, a primeira parte do trabalho se debruça sobre a arte mural brasileira- seja ela pintura, azulejaria ou mosaico- tentando compreender a sua motivação estética e política. A segunda parte do trabalho é dedicada à figura e a obra musiva de Paulo Werneck. Nela apresenta-se o seu desenvolvimento como artista, o seu relacionamento com a arquitetura moderna, a sua passagem da ilustração para a arte mural e a sua chegada ao mosaico, técnica na qual se tornará um experto. Também é analisada as visualidades presentes no seu trabalho, da figuração ao abstracionismo, a partir de estudos de caso das obras mais significativas do artista, buscando sempre relacionar as suas escolhas com o que estava sendo produzindo no país na mesma época. Portanto, esse trabalho se dedica a estudar a arte mural brasileira e a importância dos painéis de Werneck, artista responsável pela renovação da linguagem do mosaico no Brasil e, quiçá, no mundo.
Título em inglês
Paulo Werneck: the mural production and the modern Brazilian architecture
Palavras-chave em inglês
Modern architecture
Modern art
Mosaic
Mural
Paulo Werneck
Synthesis of the arts
Resumo em inglês
This dissertation analyzes the parietal work of Paulo Werneck, illustrator, engraver, muralist and mosaic designer whose production is fundamental to understand the mid-twentieth century mural art in Brazil. In this regard, the study begins with a brief explanation about the development of Brazilian modern architecture and its consolidation as a language of its own, independent of the European matrix. Then, the aesthetic concept of "synthesis of the arts" is going to be presented. Usually, the concept is used by traditional historiography to justify the spreading of mural art in rationalist constructions from the 1940s. This part of the dissertation intends to point out the historical development of the theme, from its appearance until the "reading" that would make an impact in the work of architects such as Le Corbusier the aesthetic concept arrives in Brazil via his work - Lucio Costa and Oscar Niemeyer. Finally, the first part of the dissertation focuses on the Brazilian art mural such as painting, tilery or mosaic making and tries to comprehend its aesthetic and political motivation. The second part of the dissertation is dedicated to the figure and the musive work of Paulo Werneck. It presents his development as an artist, his relationship with the modern architecture, his transition from illustration to the mural art as well as his approach to the mosaic art whose technique would convert him into an expert. Also, it analyzes the visualities in his work from the figuration to the abstractionism through case studies of the most significant works of the artist, always trying to connect his choices with things that were being produced in the country at that time. In conclusion, this dissertation intends to study the Brazilian mural art and the importance of the panels of Paulo Werneck, the artist who is responsible for the renewal of the mosaic language in Brazil and, perhaps, in the world.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.