• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.93.2018.tde-04072018-104956
Documento
Autor
Nombre completo
Suzanna Ramalho de Rezende
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Queiroz, Rodrigo Cristiano (Presidente)
Bortolli Junior, Oreste
Fernandes, Ana Candida Franceschini de Avelar
Magalhães, Ana Gonçalves
Título en portugués
Paulo Werneck: a produção mural e a arquitetura moderna brasileira
Palabras clave en portugués
Arquitetura moderna
Arte moderna
Mosaico
Mural
Paulo Werneck
Síntese das artes
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como intenção analisar a obra parietal de Paulo Werneck, ilustrador, gravador, muralista e mosaicista, cuja produção é fundamental para compreender a arte mural de meados do século XX no Brasil. Para tanto, este estudo se inicia a partir de uma breve explanação sobre o desenvolver da arquitetura moderna brasileira e a sua consolidação como uma linguagem própria, independente da matriz europeia. A seguir, será apresentado o conceito estético síntese das artes, que é geralmente utilizado pela historiografia tradicional para justificar o alastre da arte mural em edificações racionalistas a partir da década de 40. Nessa parte do trabalho, a intenção é apresentar o desenvolvimento histórico do tema, do seu surgimento até a leitura que irá impactar a obra de arquitetos como Le Corbusier - pela qual a questão chega no país- Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Por fim, a primeira parte do trabalho se debruça sobre a arte mural brasileira- seja ela pintura, azulejaria ou mosaico- tentando compreender a sua motivação estética e política. A segunda parte do trabalho é dedicada à figura e a obra musiva de Paulo Werneck. Nela apresenta-se o seu desenvolvimento como artista, o seu relacionamento com a arquitetura moderna, a sua passagem da ilustração para a arte mural e a sua chegada ao mosaico, técnica na qual se tornará um experto. Também é analisada as visualidades presentes no seu trabalho, da figuração ao abstracionismo, a partir de estudos de caso das obras mais significativas do artista, buscando sempre relacionar as suas escolhas com o que estava sendo produzindo no país na mesma época. Portanto, esse trabalho se dedica a estudar a arte mural brasileira e a importância dos painéis de Werneck, artista responsável pela renovação da linguagem do mosaico no Brasil e, quiçá, no mundo.
Título en inglés
Paulo Werneck: the mural production and the modern Brazilian architecture
Palabras clave en inglés
Modern architecture
Modern art
Mosaic
Mural
Paulo Werneck
Synthesis of the arts
Resumen en inglés
This dissertation analyzes the parietal work of Paulo Werneck, illustrator, engraver, muralist and mosaic designer whose production is fundamental to understand the mid-twentieth century mural art in Brazil. In this regard, the study begins with a brief explanation about the development of Brazilian modern architecture and its consolidation as a language of its own, independent of the European matrix. Then, the aesthetic concept of "synthesis of the arts" is going to be presented. Usually, the concept is used by traditional historiography to justify the spreading of mural art in rationalist constructions from the 1940s. This part of the dissertation intends to point out the historical development of the theme, from its appearance until the "reading" that would make an impact in the work of architects such as Le Corbusier the aesthetic concept arrives in Brazil via his work - Lucio Costa and Oscar Niemeyer. Finally, the first part of the dissertation focuses on the Brazilian art mural such as painting, tilery or mosaic making and tries to comprehend its aesthetic and political motivation. The second part of the dissertation is dedicated to the figure and the musive work of Paulo Werneck. It presents his development as an artist, his relationship with the modern architecture, his transition from illustration to the mural art as well as his approach to the mosaic art whose technique would convert him into an expert. Also, it analyzes the visualities in his work from the figuration to the abstractionism through case studies of the most significant works of the artist, always trying to connect his choices with things that were being produced in the country at that time. In conclusion, this dissertation intends to study the Brazilian mural art and the importance of the panels of Paulo Werneck, the artist who is responsible for the renewal of the mosaic language in Brazil and, perhaps, in the world.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.