• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.93.2018.tde-03122018-110019
Documento
Autor
Nombre completo
Julio Cesar Meiron de Souza Reis
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Dias, Marcos Horacio Gomes
Martins, Renata Maria de Almeida
Migliaccio, Luciano
Tirapeli, Percival
Título en portugués
Entre cúpulas e toucados: percursos pelos Passos e Profetas de Congonhas 
Palabras clave en portugués
Aleijadinho
Arte colonial brasileira
Congonhas
Dinâmica espacial
Passos
Profetas
Resumen en portugués
Ao longo de pouco mais de um século, o XVIII, Minas passou de amplo sertão para uma sociedade com complexas características econômicas, urbanas e artísticas. Tudo a partir dos achados auríferos. Aleijadinho bem representa esta transposição social para terras americanas, colaborando em como Minas e o Brasil começaram a se ver. Os Passos e Profetas de Congonhas, o maior projeto do mestre mineiro, já no final de sua vida, refletiriam não apenas os resultados do período, mas também seu encerramento. Ainda, poderiam marcar, na periferia do Ocidente, o desfecho do barroco a nível mundial. A conclusão tardia das obras, no século XIX, aconteceu quando a experiência religiosa tendia a diminuir - e a artística a aumentar. Assim, Congonhas se abriu para um novo sentido, mais estético. Obras de tal envergadura não poderiam se resguardar de discussão, inclusive sobre a experiência dinâmica de vivenciá-las, no que pretendemos contribuir com a presente pesquisa.
Título en inglés
Between domes and headdresses: routes through Passos and Prophets of Congonhas
Palabras clave en inglés
Aleijadinho
Brazilian colonial art
Congonhas
Passos
Profetas
Spatial dynamics
Resumen en inglés
Over a little more than a century, the eighteenth, Minas (in Brazil) moved from a broad backlands to a society with complex economic, urban and artistic characteristics. All from the gold findings. Along with this trans-position to American lands, Aleijadinho very much represented and collabo-rated in how Minas and Brazil happened to see itself. The Passos and Pro-fetas of Congonhas, the greatest project of the master, at the end of his life, would reflect not only the results of the period, but also its closure. In addi-tion, they could mark, on the periphery of the West, the end of the baroque in the world. The late conclusion of the works, in the nineteenth century, happened at a time when religious experience tended to diminish and the artistic one to increase. Thus, Congonhas opened to a new, more aesthetic sense. Works of such magnitude could not be safeguarded from discussion, even about the dynamic experience of appreciating them, in which we in-tend to contribute with the present research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-12-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.