• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.93.2017.tde-03032017-133541
Documento
Autor
Nome completo
Victor Tuon Murari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Magalhães, Ana Gonçalves (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Vermeersch, Paula Ferreira
Título em português
A comédia de Dalí: considerações sobre recursos visuais
Palavras-chave em português
Dante Alighieri
Divina Comédia
Manifesto Místico Nuclear
Salvador Dalí
Surrealismo
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado é resultado da apreciação crítica de seis gravuras de Salvador Dalí para os livros Inferno e Paraíso, da Divina Comédia de Dante Alighieri. Para o Inferno selecionamos: Canto XIV - Os Blasfemos; Canto XXIII - Os Hipócritas; e Canto XXIX - Os Causadores de Discórdias. Para o Paraíso optamos por: Canto XI - A Poeira das Almas; Canto XII - São Boaventura Fala a Dante; e Canto XX - A Constelação dos Espíritos Abençoados. As gravuras foram selecionadas de modo a proporcionar o melhor cenário possível para a comparação, uma vez que a proposta de Salvador Dalí para a narrativa de Dante mostra-se específica para cada livro da Comédia. Com o propósito de tornar a comparação efetiva, optamos por uma análise formal alicerçada em manifestos, diários e produções em outros suportes que não somente o da gravura. Esperamos contribuir com um debate ainda em formação sobre significados, bem como contribuir para a produção de conhecimento acadêmico sobre a circulação dessa obra em território nacional.
Título em inglês
Dalí's Comedy: considerations about visual resoures
Palavras-chave em inglês
Dante Alighieri
Divine Comedy
Mystical Nuclear Manifesto
Salvador Dalí
Surrealism
Resumo em inglês
This dissertation represents the results of a critical appraisal for six prints by Salvador Dalí of Hell and Paradise books from Dante Alighieri's Divine Comedy. For Hell we have selected: Canto XIV - The Blasphemers; Canto XXIII - The Hypocrites; and Canto XXIX - The Causing of Disagreements. For Paradise we have chosen: Canto XI - The Dust of Souls; Canto XII - St. Bonaventure Speaks to Dante; and Canto XX - The Constellation of Blessed Spirits. The pictures were selected to provide the best possible scenario for the comparison, since Salvador Dalí's proposal to Dante's narrative appears to be specific to each book of the Comedy. In order to do an effective comparison, we have chosen not only engravings, but a formal analysis based on manifests, journals and other media productions. We intent to improve with discuss about meanings of Dali's work as an illustrator for the Divine Comedy, as well as contribute to the production of academic knowledge of the circulation of its content in Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.