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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2013.tde-21082013-101623
Documento
Autor
Nome completo
Sara Ruiz Hirata
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2013
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Odaléia Telles Marcondes Machado (Presidente)
Magro, Teresa Cristina
Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de
Título em português
Gestão da visitação em Unidades de Conservação: o caso do Parque Estadual de Campos do Jordão, SP
Palavras-chave em português
Estudo de caso
Gestão de unidades de conservação
Parque Estadual de Campos do Jordão
Visitação
Resumo em português
A demanda pela visitação nos Parques brasileiros tem crescido ao longo dos últimos anos e é cada vez mais necessário que a gestão dessas áreas protegidas seja efetiva para se alcançar os propósitos de existência das mesmas. Com o objetivo de analisar a gestão da visitação dessa categoria de Unidade de Conservação no Estado de São Paulo, foi delineado um estudo de caso sobre Parque Estadual de Campos do Jordão - PECJ, criado em 1941. Localizado a cerca de 180 quilômetros da capital paulista, na Serra da Mantiqueira, o município de Campos do Jordão tem no turismo sua principal atividade econômica e, ao mesmo tempo, se encontra num espaço de áreas protegidas que visam conservar a biodiversidade local. Neste contexto, a abordagem do caso escolhido apoiou-se na revisão da literatura, análise de documentos e legislação pertinentes, visita a campo, diálogo com a gestão atual e passada do Parque, com os prestadores de serviços de apoio ao visitante e uma amostra do público que visitou a área em julho de 2011. Motivada por questionamentos a respeito das modificações da gestão do PECJ desde a criação do Sistema Estadual de Florestas - SIEFLOR (SÃO PAULO, 2006) - e a percepção dos envolvidos sobre as ações voltadas ao uso público, a pesquisa alcançou resultados que evidenciaram mudanças no direcionamento da gestão do Parque e implantação de medidas para melhorar a qualidade da recepção dos frequentadores, como o novo Centro de Visitantes revitalizado em 2010. Também está em elaboração o novo Plano de Manejo - PM - que deverá ser concluído em 2013. Sobre a percepção das gestões atual e da passada, notou-se um otimismo sobre o potencial da visitação do Parque, a importância das atividades de recreação, educação e interpretação ambientais. Os representantes dos serviços de apoio à visitação avaliaram positivamente as medidas implementadas que atingiram o uso público e o seu ambiente de trabalho. Os formulários empregados com os visitantes sugerem que os indivíduos que vão ao PECJ estão satisfeitos com os atrativos e com a experiência da visita, mas reivindicam principalmente por mais infraestrutura de atendimento e monitores ambientais. Como um todo, observou-se que a efetividade de gestão da visitação do PECJ tem sido buscada e passos importantes já foram dados, restando para os próximos anos o enfrentamento de problemas como falta de recursos e processos burocráticos excessivos para que as funções do Parque sejam plenamente contempladas.
Título em inglês
Management of visitation in protected areas: The case of the Parque Estadual de Campos do Jordão, SP
Palavras-chave em inglês
Case study
Management of protected areas
Parque Estadual de Campos do Jordão
Visitation
Resumo em inglês
The demand for visiting the Brazilians Parks has grown over the past years and it is increasingly necessary that the management of these protected areas is effective to achieve the purpose of existence of the same. Aiming to analyze the management of visitation in that category of Conservation Unit in the State of São Paulo, a case study was outlined on the Parque Estadual de Campos do Jordão - PECJ, created in 1941. Located about 180 km from the state capital, in the Serra da Mantiqueira, the municipality of Campos do Jordão has in tourism its main economic activity, and at the same time, it is an area of protected areas designed to conserve local biodiversity. In this context, the approach chosen for this case relied on the literature review, document analysis and legislation, field visit, dialogue with the management of the park, past and present, with service providers visitor support and a sample of public who visited the area in July 2011. Motivated by questions regarding the changes of PECJ management since the creation of the State Forests System - SIEFLOR (SÃO PAULO, 2006) - and the perception of stakeholders on initiatives aimed at public use, research has achieved results that show changes in direction of Park management and implementation of measures to improve the reception quality of the visitors, as the new Visitors Centre revitalized in 2010. Also under development is the new Management Plan - PM - to be completed in 2013. On the perception of the current and past administrations, we noted optimism about the potential of visiting the Park, the importance of recreational activities, environmental education and interpretation. The representatives of support services to visitors positively evaluated the measures implemented that reached the public use and their working environment. The forms employed with visitors suggest that individuals who go to PECJ are satisfied with the attractions and the experience of the visit, but they request more infrastructure services and environmental monitors. As a whole, it was observed that the effectiveness of management's visitation of PECJ has been looked for and important steps have already been taken, leaving in the coming years coping with problems such as lack of resources and excessive bureaucratic procedures for the functions of the Park are fully addressed.
 
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Sara_Ruiz_Hirata.pdf (3.52 Mbytes)
Data de Publicação
2013-08-30
 
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