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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2014.tde-19032014-105120
Document
Auteur
Nom complet
Estela Maria de Azevedo Nery Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2014
Directeur
Jury
Martirani, Laura Alves (Président)
Machado, Vilma de Fátima
Molina, Silvia Maria Guerra
Titre en portugais
Discursos sobre sustentabilidade nas redes sociais digitais: uma análise no Twitter
Mots-clés en portugais
Cibercultura
Espaço público
Movimento Ambientalista
Redes Sociais Digitais
Sustentabilidade
Resumé en portugais
As redes sociais digitais se apresentam, na atualidade, como um novo espaço público. Ao mesmo tempo, vivemos uma época de crise civilizatória, de superprodução e consumo generalizado, que vem comprometendo a capacidade de suporte dos ecossistemas e ameaçando os recursos naturais e a biodiversidade do planeta. Muito embora já se observe certo consenso social sobre a necessidade de se buscar alternativas para a conservação dos ambientes naturais, há ainda grandes divergências quanto aos caminhos a serem adotados - desde os mais radicais que advogam uma transformação de todo o sistema de produção e consumo, aos mais conservadores, que pensam em medidas de caráter paliativo. A temática da sustentabilidade tornou-se, ao mesmo tempo, um paradigma ou utopia social, e um paradoxo, dada a dificuldade em se promover as transformações necessárias. A pesquisa desenvolvida buscou analisar os conteúdos publicados em português nas redes sociais digitais, entre novembro de 2011 e julho de 2012, acerca da temática da sustentabilidade, com vistas a conhecer os conteúdos, os atores envolvidos e seus posicionamentos quanto à questão. Utilizou-se um software comercial de análise de redes sociais para a coleta dos dados. Foram capturadas mais de oitenta mil publicações e foi desenvolvido um método quantitativo e qualitativo de análise dos conteúdos, empregando-se análises estatísticas através da utilização de um software de contagem de palavras e a visualização dos dados na forma de nuvens de palavras (tags) por meio da utilização de software próprio para este fim. Pudemos observar a presença do humor entre os conteúdos mais representativos, e o predomínio de profissionais do discurso entre os atores mais influentes. Por meio da filtragem dos dados, excluindo-se os itens com links e as publicações mais replicadas, foi possível acessar um conjunto de dados mais opinativo, cuja análise permitiu conhecer os posicionamentos e opiniões da sociedade, em especial no tocante à temática das sacolas plásticas de supermercado. Os resultados obtidos apresentaram correlação com algumas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores das áreas de ciências da computação, análise do discurso, pesquisa de opinião pública, e análise de redes sociais e que obtiveram resultados semelhantes aos encontrados em nosso estudo, o que é indicativo da eficácia do método de pesquisa empregado.
Titre en anglais
Discourses about sustainability in digital social networks: an analysis on Twitter.
Mots-clés en anglais
Cyberculture
Digital social networks
Environmentalist movement
Public space
Sustainability
Resumé en anglais
The digital social networks present themselves today as a new public space. At the same time, we live in an era of civilization crisis of overproduction and widespread consumption, which is affecting the support capacity of ecosystems and threatening the natural resources and biodiversity. Although already observed certain social consensus on the need to find alternatives for the conservation of natural environments, there are still major divergences in pathways to be adopted -from the most radical who advocate a transformation of the whole system of production and consumption, to the most conservative, who think about palliative measures. The topic of sustainability has become at the same time, a paradigm or social utopia, and a paradox, due the difficulty in promoting the necessary transformations. The research developed aimed to analyze the contents published in Portuguese in digital social networks, between November 2011 and July 2012, concerning the theme of the sustainability, in order to know the contents, the actors involved and their positioning on the matter. We used a commercial software for social network analysis for data collection. Have been (Were) captured over eighty thousand publications and was developed a method for qualitative and quantitative analysis of the content, using statistical analysis by using a word counting software and display of data in the form of word clouds (tags) by software usage suitable for this purpose. We could notice the presence humor among the most representative content, and the predominance of professionals from speech among the most influential actors. By filtering of data, excluding the items with links and publications more replicated, it was possible to access a data set more opinionative, analysis allowed knowing the positioning and opinions of society, in particular with respect to the issue of supermarket plastic bags. The results presented correlation with some research developed by researchers from the fields of computer science, discourse analysis, public opinion research, and social network analysis, which obtained similar results to those found in our study, what indicates the efficacy of the research method employed.
 
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Date de Publication
2014-03-27
 
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