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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.91.2009.tde-17042009-144937
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Regina Farias da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2009
Orientador
Banca examinadora
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo (Presidente)
Beduschi Filho, Luiz Carlos
Caron, Dalcio
Mendes, Iran Abreu
Molina, Silvia Maria Guerra
Título em português
Ciência, técnica e experiências sociais na pesquisa e na extensão universitárias: possibilidades de diálogos entre saberes
Palavras-chave em português
Artesanato
Comunidades.
Conhecimento
Curso de extensão universitária
Fibras vegetais
Quilombos
Resíduos agrícolas
Resumo em português
O presente trabalho teve por objetivo registrar os diálogos entre os diferentes campos de conhecimentos, que serviram de postulado para orientar as ações do projeto de pesquisa e extensão, Avaliação Técnica, Econômica e Socioambiental da Atividade Artesanal no Quilombo de Ivaporunduva, Vale do Ribeira (SP), bem como aportar as possíveis contribuições deste Projeto para estreitar o diálogo entre o conhecimento científico e os saberes originários das experiências e das práticas dos componentes do Grupo de Artesanato da comunidade de Ivaporunduva, localizada no município de Eldorado, Vale do Ribeira, estado de São Paulo, Brasil. Realizou-se análise de documentos produzidos pelo Projeto; foram feitas entrevistas com técnicos, professores e/ou pesquisadores e alunos, e com membros do Grupo de Artesanato; além disso, realizaram-se observações das ações do Projeto na academia e na comunidade. Verificouse que as atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico contribuíram para construção gradual da prática inter e/ou transdisciplinar, na medida em que as ações do Projeto necessitaram reunir diferentes áreas do saber para resolver dificuldades técnicas encontradas para a consolidação da atividade. Observou-se ainda que há graus de comprometimento variados, entre os diferentes profissionais, de campos disciplinares distintos. Contudo, a abertura por parte do corpo discente vem sendo um veículo importante para a interlocução de saberes, que tem estimulado o exercício da prática inter e/ou transdisciplinar. Constatou-se que a Universidade, enquanto produtora e disseminadora de conhecimentos requer mudanças, no sentido de promover a aproximação dos campos disciplinares, tendo em vista a construção de um conhecimento integrado. Já no âmbito comunitário foi possível constatar que, as ações do Projeto contribuíram para aproximar os saberes técnico-científicos das experiências e das práticas do Grupo de Artesanato, visando a resolução de problemas de ordem técnica, de comercialização e de gestão que inviabilizam a consolidação da atividade artesanal naquela comunidade. Conclui-se, portanto, que a interlocução entre diferentes campos do conhecimento, bem como o diálogo entre o conhecimento científico e outros saberes pode contribuir para o debate epistemológico e, por conseguinte para construção de um conhecimento integrador.
Título em inglês
Science, technique and social experiences in university research and extension: dialogue possibilities between knowledge.
Palavras-chave em inglês
afro-brazilian community
communities.
knowledge
Science
university spread course
vegetable fiber
vegetable wastage usage
Resumo em inglês
The aim of this research work was to register the dialogues between the different knowledge fields, which served to direct the actions of the research and extension project, Technical, Economic, Social and Environmental evaluation of the Handicraft activities inside the Ivaporunduva Quilombo, Vale do Ribeira (SP), as well as to signed the possible contributions of this project to close the dialogue between scientific knowledge and knowledge came from the experience of the members of the Ivaporunduva community, located in El Dorado, Vale do Ribeira, São Paulo State, Brazil. The documents elaborated by the project were analyzed; as well as were made interviews with technicians, professors and/or researchers and students involved in the project, and with the members of the Handicraft Group. Besides, observations of the project actions inside the academy and the community were made. This analysis checked out the activities developed in the academic sphere that contributed to the grade construction of an inter-disciplinary and/or trans-disciplinary practice, since the project actions needed to bring together different knowledge areas to solve technical difficulties to allow the consolidation of the activity. Hence, this research work, noticed the varied grades of commitment existing among the different professionals from different subject fields. However, the open attitudes of the university students have been an important vehicle to the knowledges dialogue, what have been stimulating the inter-disciplinary and/or trans-disciplinary practice. There were realized that the university, as producer and spreader of knowledge, needs changes, to promote the approximation between subject fields, having in view the construction of an including knowledge. Inside the communitarian sphere was possible to realize that the project actions contributed to approximate the technical-scientific knowledge and the Handicraft Group activities, looking to solve technical, sale and management problems that produced difficulties to establish the craftwork activity with in the community. Therefore, this conclude that the dialogue between different knowledge fields as well as the dialogue between the scientific knowledge and other kinds of knowledge could contribute to the epistemic debate and, therefore, to the construction of an including knowledge.
 
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Marcia_Silva.pdf (4.27 Mbytes)
Data de Publicação
2009-04-27
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • GARAVELLO, Maria Elisa de Paula Eduardo, MOLINA, SILVIA MARIA GUERRA, e SILVA, Marcia Regina Farias da. Uma experiência de pesquisa e de extensão universitárias : artesanato com fibra de bananeira. Revista Participação - UnB [online], 2010, vol. 15, p. 31-36. [acesso 2012-01-15]. Disponível em : <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/index>
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