• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2012.tde-14022012-171137
Document
Auteur
Nom complet
Vivian Battaini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2011
Directeur
Jury
Martirani, Laura Alves (Président)
Sorrentino, Marcos
Tomazello, Maria Guiomar Carneiro
Titre en portugais
Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí
Mots-clés en portugais
Ambiente e sociedade
Bacia Hidrográfica
Educação ambiental
Educomunicação
Escola
Resumé en portugais
A dissertação desenvolve, aplica e analisa uma metodologia participativa e dialógica para trabalhar a educação e a comunicação no contexto escolar. A prática pedagógica chamada oficina de educomunicação socioambiental na bacia hidrográfica do rio Corumbataí foi construída por meio de uma pesquisa baseada na metodologia da pesquisa-ação. As oficinas foram estruturadas com base em bibliografia referente à educação ambiental crítica, educomunicação socioambiental e documentos governamentais como Programa Nacional de Educação Ambiental e Parâmetros Curriculares Nacionais. As oficinas foram organizadas e oferecidas em quatro escolas públicas da bacia hidrográfica do rio Corumbataí, de forma que as técnicas empregadas fossem aperfeiçoadas em um processo contínuo de análise e reflexão para a melhoria das oficinas. A reflexão teve como parâmetros as vivências, os diários de campo, os materiais comunicativos produzidos nas oficinas, uma investigação diagnóstica da introdução da educação ambiental no contexto escolar e um levantamento sobre comunicação envolvendo os hábitos de uso da internet dos participantes das atividades. As oficinas foram uma alternativa para o desenvolvimento de temas transversais meio ambiente e temas locais no contexto escolar e estimularam a apropriação dos recursos das novas tecnologias e linguagens da comunicação como forma de exercício da cidadania. Entre as considerações finais destaca-se o potencial das intervenções para auxiliar a formação de cidadãos críticos e atuantes no ambiente no qual estão inseridos e a contribuição da pesquisa-ação para o desenvolvimento de pesquisa aplicada na área de Educação.
Titre en anglais
Educommunication in the school context and socio-environmental conservation of river basin Corumbataí
Mots-clés en anglais
Educommunication
Environment and society
Environmental education
River basin
School
Resumé en anglais
This dissertation develops, analyzes and applies a participatory and dialogic methodology for working education and communication in the school context. The pedagogical practice, called workshop on socio-environmental educommunication on the Corumbataí River basin, was constructed by means of a survey based on action-research methodology. The workshops were structured and offered based on literature regarding critical environmental education, socialenvironmental educommunication and government documents such as the National Environmental Education Program and the National Curriculum Parameters. The workshops were organized and offered in four public schools located on the Corumbataí river basin, so that the employed techniques could be improved in a continuous process of reflection and analysis in order to improve the same workshops. Reflection was made under parameters such as the experiences, field journals, communicative materials produced during the workshops, a diagnostic study of the introduction of environmental education in the school context and a survey on communication involving the participants habits of internet use. The workshops were an alternative for the development of cross-cutting themes - the environment and local issues - in the school context and encouraged the appropriation of features from new technologies and communication languages as a form of practice of citizenship. Among the final considerations we highlight the interventions potential to help forming critical and active citizens in their environment and the contribution of action-research to developing applied research in the area of Education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Vivian_Battaini.pdf (7.26 Mbytes)
Date de Publication
2012-02-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.