• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2017.tde-10082017-083210
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Corrêa de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2017
Orientador
Banca examinadora
Sorrentino, Marcos (Presidente)
Jacob, Luciana Buainain
Kruppa, Sonia Maria Portella
Mendes, Flávio Bertin Gandara
Título em português
Saberes agroecológicos: estudo de caso no extremo sul da Bahia
Palavras-chave em português
Comunidades sustentáveis
Educação agroecológica
Extremo Sul da Bahia
Movimentos sociais
Resumo em português
A presente pesquisa tem como principal objetivo contribuir para a compreensão da construção do conhecimento agroecológico para o estabelecimento de comunidades de bases sustentáveis, no atual contexto histórico de crise socioambiental. O estudo de caso foi realizado no território relacional do projeto de extensão universitária "Assentamentos Agroecológicos" (ESALQ/USP), especialmente nas áreas de assentamentos e pré assentamentos no Extremo Sul da Bahia, e na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta "Egídio Brunetto", pertencentes ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Para realizar uma abordagem interdisciplinar buscou-se os campos da Agronomia, Sociologia e Educação em sua fundamentação teórica e análise. O conceito de agroecologia foi compreendido através de uma abordagem ampliada, com destaque para sua dimensão social. Ainda, houve a necessidade de discutir a construção de conhecimentos a partir da complexidade e visão sistêmica. Desta forma, as discussões dos resultados apontaram que a construção dos saberes agroecológicos, para este território, está apoiada em três dimensões centrais, a saber: i) soberania alimentar; ii) engajamento e militância e iii) aspectos subjetivos (utopia, sonho e legado). Ainda, emergiram neste contexto a necessidade de diversificação dos espaços de ensino-aprendizagem, ou seja, a construção de saberes se dão nas escolas, nas áreas de cultivos coletivos e familiares, e até mesmo nos espaços públicos, como as feiras. Já os temas saúde, alimentação, Código Florestal e técnicas de produção agrícola foram os temas geradores abordados enquanto conteúdos necessários para os processos de aprendizagem. As dimensões metodológicas que são realizadas, ou necessárias para a construção dos saberes agroecológicos, foram compreendidas como: dialogicidade, práxis, diversidade de sujeitos educandos, contradição entre agroecologia e agronegócio, processos educomunicativos e saberes populares e tradicionais. Ainda, foram discutidas duas visões sobre o papel da Escola Popular, uma alinhada com a educação libertadora e emancipadora, e outra, transmissora de conhecimentos e de qualificação técnica. Em síntese, os saberes agroecológicos foram compreendidos por este trabalho como uma construção de conhecimentos que busca superar a racionalidade econômica e instrumental da agronomia moderna para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa socialmente.
Título em inglês
Agroecological knowledge: a case study in the extreme south of Bahia
Palavras-chave em inglês
Agroecological education
Extension university
Extreme south of Bahia
Social movements
Resumo em inglês
The present research has as main objective to contribute to the understanding of the construction of agroecological knowledge for the establishment of communities of sustainable bases, in the current historical context of socioenvironmental crisis. The case study was carried out in the relational territory of the university extension project "Assentamentos Agroecológicos" (ESALQ / USP), especially in the areas of settlements and pre-settlements in the Extreme South of Bahia/Brazil, and in the "Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto", belonging to the Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. In order to carry out an interdisciplinary approach, were searched in their theoretical basis and data analysis, the fields of Agronomy, Sociology and Education. The concept of agroecology was understood through an extended approach, with emphasis on its social dimension. Still, there was a need to discuss the construction of knowledge from the complexity and systemic view. In this way, the discussions of the results pointed out that the construction of the agroecological knowledge for this territory is supported by three central dimensions: i) food sovereignty; ii) engagement and militancy and iii) subjective aspects (utopia, dream and legacy). Also, emerged in this context, the teaching-learning spaces diversity, as the areas of collective and family crops, and even the public spaces, such as street market. On the other hand, the themes of health, food, forest law and agricultural production techniques were the themes generated as contents necessary for the learning processes. The methodological dimensions that are realized, or necessary for the construction of agroecological knowledge, were understood as: dialogic, praxis, diversity of students, subjective aspects, contradiction between agroecology and agribusiness, educommunication and popular and traditional knowledge. Also, two views were discussed on the role of the "Escola Popular", one aligned with liberating and emancipatory education, and another, transmitting knowledge and technical qualification. In summary, agroecological knowledge was understood by this work as a construction of knowledge that seeks to overcome the economic instrumental rationality of modern agronomy for the construction of a society more sustainable and socially just.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.