• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.91.2013.tde-04102013-164505
Documento
Autor
Nombre completo
Helio César Hintze
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2013
Director
Tribunal
Almeida Junior, Antonio Ribeiro de (Presidente)
Cascino, Fabio Alberti
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
Silva, Charlei Aparecido da
Sternberg, Janet Lynne
Título en portugués
Espetáculos e invisibilidades do discurso legitimador do turismo
Palabras clave en portugués
Clichê turístico
Comodificação
Ministério do Turismo
OMT
Revista Viagem e Turismo
Turismo
WTTC
Resumen en portugués
O objetivo geral deste trabalho é propor e estimular reflexões críticas sobre a produção discursiva do turismo na contemporaneidade, ou seja, sobre a forma como o turismo vem sendo construído, por diversos tipos de discursos elaborados por diferentes agentes sociais. A principal hipótese de trabalho é que a produção discursiva do turismo não é simples comunicação, mas um processo de persuasão, pois tem sido usada intencionalmente por poderosos agentes sociais que desejam legitimar interesses próprios em nome daquilo que chamam de turismo. Assim sendo, tal produção não é uma atividade neutra, é, antes instrumento de um jogo de poder: o turismo é um dos mais acabados aparelhos de subjetivação capitalista já desenvolvidos. O objeto de análise da tese é a 'produção discursiva legitimadora do turismo'. A metodologia deste estudo é a Análise Crítica de Discursos. A tese está dividida em seis capítulos. Ao final, sob a forma de considerações finais, propomos novos estudos críticos ao turismo.
Título en inglés
Spectacles and invisibilities of legitimizing discourse of tourism
Palabras clave en inglés
commodification
Ministry of Tourism
OMT
Tourism
touristic cliché
Viagem e Turismo Magazine
WTTC
Resumen en inglés
The aim of this work is to propose and encourage critical reflection on the discursive production of tourism in contemporaneity, in other words, on how tourism is being constructed by different kinds of speeches prepared by different actors. The main working hypothesis is that the discursive production of tourism is not simple communication, but a process of persuasion as it has been used intentionally by powerful social actors who wish to legitimize their own interests in the name of what they call tourism. Therefore, such production is not a neutral activity, but an instrument of a power play: tourism is one of the most finished devices already developed for capitalist subjectivity. The object of analysis of this thesis is the 'legitimating discursive production of tourism'. The methodology of this study is the Critical Analysis of Discourses. The thesis is divided into six chapters. At the end, in the form of final remarks, propose new critical studies to tourism.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-10-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.