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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.90.2006.tde-15042008-095124
Documento
Autor
Nome completo
Maria Eugenia Seixas de Arruda Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Jacobi, Pedro Roberto (Presidente)
Santos, Marcos Ferreira dos
Sorrentino, Marcos
Título em português
Jogos de papéis (RPG) em diálogo com a educação ambiental: aprendendo a participar da gestão dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo
Palavras-chave em português
Educação ambiental
Jogo de papéis
Negociação de conflitos
Participação.
Resumo em português
Os jogos de papéis (role-playing games) têm sido utilizados em diversos projetos de gestão participativa dos recursos naturais em processos de formação, pesquisa e intervenção de apoio à negociação de conflitos em várias partes do mundo. Uma série de estudos demonstram o potencial destas metodologias para lidar com temas complexos num processo de Educação para a participação, principalmente de atores locais da sociedade civil. Partimos do pressuposto de que os fóruns de negociação de conflitos socioambientais exigem um aprendizado técnico e social para uma participação efetiva da sociedade civil. O objetivo da pesquisa consiste em analisar os potenciais e limites destas metodologias em relação aos princípios da Educação Ambiental. Primeiramente realizamos um levantamento e comparação de experiências brasieliras de formação relacionadas à gestão urbana e ambiental. Em seguida, analisamos de forma mais aprofundada um protótipo de jogo de papéis, com enfoque na modelagem de acompanhamento, que corresponde ao foco do trabalho - O Jogo dos Mananciais. O jogo em destaque trata da problemática da gestão dos recursos hídricos em áreas de mananciais peri-urbanos. Os resultados da análise mostram que o jogo apresenta diversas potencialidades como metodologia de apoio à formação, embora seus limites estejam relacionados à complexidade da ferramenta e ao tempo dispendido na sua elaboração. Além disso, como uma metodologia didática, o jogo de papéis (RPG) deve estar inserido num processo de formação mais amplo.
Título em inglês
Role-playing games and Environmental Education: learning to take part in the water resources management in São Paulo 's metropolitan region
Palavras-chave em inglês
Environmental education
Group processes
Role-playing games
Urban management
Water management
Resumo em inglês
Role playing games in natural resources management have recently been tested as training, research and intervention tools all over the world. Various studies point out their potential to deal with complex issues and to contribute on the training processes. We believe that a social learning process is necessary to empower the local communities to take part on the negotiation channels. The objective of this contribution is to briefly analyze the limits and potential of games within environmental education from the critical perspective. The analysis begins by a comparison of four Brazilian experiences, which are "regular" RPGs, developed to deal with the complexity of urban and environmental management. They were used within an educational process focusing on either local communities or technicians. The comparison of these experiences is based on (i) an analysis of the materials (game support) provided by the developers, (ii) interviews with authors and game developers and (iii) participation in game sessions whenever possible. Then we deeply analyze the RPG (Jogo dos Mananciais), the research focus. This game is a prototype based on Companion Modeling Approach. It deals with the water resources management in peri-urban catchments. The results show role-playing games have many possibilities as a training methodology, however their limits are related to the complexity of the toll. So, the RPG must be inserted into a wider educational process.
 
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MariaEugenia.pdf (7.31 Mbytes)
Data de Publicação
2008-04-15
 
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