• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.9.1989.tde-27032008-142216
Documento
Autor
Nome completo
Elvira Maria Guerra Shinohara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1989
Orientador
Banca examinadora
Barreto, Orlando César de Oliveira
Maspes, Victorio Emmanuel
Pinto, Aymore Vaz
Título em português
Prevalência de anemia em gestantes de primeira consulta em centros de saúde do estado no Subdistrito de Paz do Butantã, Município de São Paulo
Palavras-chave em português
Anemia
Ferro
Folato
Vitamina B12
Resumo em português
Foram estudadas 363 gestantes de primeira consulta, que não faziam uso de medicamentos que continham ferro, ácido fólico, vitamina B12 ou associação destes, na ocasião da coleta do material, em Centros de Saúde do Estado, no Subdistrito de Paz do Butantã, município de São Paulo. A prevalência de anemia (concentração de hemoglobina inferior a 11,6 g/dl) foi de 12,4%. As médias das concentrações de hemoglobina e as prevalências de anemia, segundo o trimestre de gestação, foram respectivamente: 13,47 g/dl e 3,57% no primeiro, 12,47 g/dl e 20,86% no segundo e 12,25 g/dl e 32,14% no terceiro trimestre. Não encontramos diferença. estatisticamente significativa entre as médias das concentrações de hemoglobina e entre as prevalências de anemia nas gestantes primigestas e multigestas. O mesmo aconteceu com as médias e as prevalências das gestantes multigestas com intervalo do último parto até dois anos e maior que dois anos. Na amostra estudada, encontramos maior prevalência de anemia naquelas gestantes que pertenciam às famílias que tinham renda per capita até 0,5 SMPC (salário mínimo per capita). As prevalências de verminose e de ancilostomídeos nas 300 gestantes foram respectivamente: 64,7% e 14,0%. Nas gestantes anêmicas foram respectivamente: 73,7% e 7,9%. Nas gestantes anêmicas, a prevalência de deficiência de ferro foi de 42,2% (concentração de ferro sérico <50 µg/dl) ou 46,7% (saturação da transferrina <15% ou 40,0% (concentração de ferro sérico <50 µg/dl e saturação de transferrina <15%). A prevalência de deficiência de ácido fólico foi 44,4%. A prevalência de deficiência de ferro e ácido fólico foi de 17,8%. Não encontramos deficiência de vitamina B nas gestantes anêmicas.
Título em inglês
Frequency of anemia in pregnant women from Health Centers of Butanta, São Paulo city, Brazil
Palavras-chave em inglês
Anemia
Folate
Iron
Vitamin B12
Resumo em inglês
Abstract not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-03-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.