• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.9.2011.tde-19102010-161224
Documento
Autor
Nombre completo
Roberta Saraiva Giroto Patricio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Ong, Thomas Prates (Presidente)
Araújo, Geórgia Christina Labuto
Torres, Bayardo Baptista
Título en portugués
Desenvolvimento de material educativo digital para divulgação científica da nutrigenômica
Palabras clave en portugués
Animação
Divulgação cientifica
Expressão gênica
Material educativo digital
Nutrigenômica
Profissionais
Resumen en portugués
Nutrigenômica representa disciplina cientifica recente que surgiu na era do pós-genoma humano, sendo seu foco de estudo a interação gene - nutriente. Profissionais com educação universitária que atuam na área da alimentação e nutrição e da saúde relatam ter dificuldades no entendimento dos princípios dessa disciplina. Recursos digitais como animações representam ferramentas interessantes para o processo de ensino-aprendizagem da nutrigenômica. Dessa forma o objetivo do presente trabalho foi o de desenvolver material educativo digital intitulado "Fundamentos da Nutrigenômica", baseado nas animações "Modulação da expressão gênica por nutrientes e compostos bioativos dos alimentos" e "Nutrigenômica e redução do risco de câncer", para divulgação científica da nutrigenômica para profissionais da área da alimentação e nutrição e da saúde. Para desenvolver o material educativo digital, utilizou-se esquema que se divide nas seguintes etapas: análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e manutenção. As animações foram produzidas nos programas PowerPoint 2007 e E.M PowerPoint Vídeo Converter. Avaliou-se o material educativo digital por meio de questionário junto a 20 profissionais (nutricionistas, farmacêuticos, engenheiros de alimentos, biólogos, químico, dentista e zootecnista) matriculados ou não em Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo nas áreas da alimentação e nutrição e da saúde. Mais de 80% dos participantes concordaram fortemente ou concordaram com as seguintes afirmações: "O material educativo digital é de fácil manuseio"; "A utilização desse tipo de recurso tem vantagens sobre textos"; "O material educativo digital trouxe conhecimentos novos sobre Nutrigenômica"; "Os conceitos estão expostos de forma clara"; "Meus conhecimentos anteriores foram suficientes para aprender com o material educativo digital"; "Os textos estão redigidos com clareza"; "As animações auxiliam a compreender os fenômenos exibidos"; "Aprendi bastante sobre os fundamentos da nutrigenômica com o material educativo digital". Conclui-se que o material educativo digital "Fundamentos da nutrigenômica" representa ferramenta útil para divulgação científica da nutrigenômica junto a profissionais da área da alimentação e nutrição e da saúde.
Título en inglés
Development of digital learning material for scientific dissemination of nutrigenomics.
Palabras clave en inglés
Animation
Digital learning material
Gene expression
Nutrigenomics
Professionals
Scientific dissemination
Resumen en inglés
Nutrigenomics represents recent scientific discipline that has emerged in the post-human genome era, with focus on gene - nutrient interaction. Professionals with university education working in the field of food and nutrition and health report having difficulties in understanding the principles of this discipline. Digital resources such as animations represent interesting tools for the teaching and learning of nutrigenomics. Thus the objective of this study was to develop digital learning material entitled "Fundamentals of Nutrigenomics", based on the animations "Modulation of gene expression by nutrients and bioactive food compounds" and "Nutrigenomics and risk reduction of cancer," for scientific dissemination of nutrigenomics for professionals in the food and nutrition and health areas. To develop the digital learning material, we used the scheme that is comprised by the following steps: analysis and planning, modeling, implementation, evaluation and maintenance. The animations were produced with the PowerPoint 2007 and EM Video Converter softwares. We evaluated the digital educational materials through a questionnaire provided to 20 professionals (nutritionists, pharmacists, food engineers, biologists, chemist, dentist and zootechnist) registered or not in Graduate Programs from University of Sao Paulo in the areas of food and nutrition and health. Over 80% of participants strongly agreed or agreed with the following statements: "The digital educational material is easy to handle", "The use of this resource type presents advantages over text", "The digital learning material brought new knowledge on Nutrigenomics" , "The concepts are clearly exposed", "My previous knowledge was sufficient to learn from the digital learning material", "The texts are written with clarity", "The animations help to understand the exhibited phenomena", "I learned a lot about nutrigenomics fundamentals with the digital learning materials". We conclude that the digital learning material "Fundamentals of Nutrigenomics" represents a useful tool for scientific dissemination of nutrigenomics for professionals in the field of food and nutrition and health.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.