• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Claudinei Maschietto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Crnkovic, Ovídio Richard (Presidente)
Canale, Lauralice de Campos Franceschini
Gregolin, José Ângelo Rodrigues
Título em português
Estudo da influência de aditivos em óleo mineral para têmpera
Palavras-chave em português
Aditivos em óleos para têmpera
Meio de têmpera
Óleos para têmpera
Resumo em português
Dentre os tratamentos térmicos, a têmpera, que consiste no resfriamento rápido do aço, após a austenitização, é um dos mais utilizados. Neste tratamento o que se busca é uma estrutura martensítica, que confere aos aços maior dureza e resistência. A água, as soluções de polímeros e os óleos são os meios refrigerantes mais comumente usados para temperar aços. Os óleos mais utilizados como meio de resfriamento, são os de origem mineral. Para melhorar o desempenho deste tipo de óleo costuma-se utilizar aditivos, como aceleradores e molhantes. Tais aditivos atuam principalmente no primeiro e no segundo estágios do resfriamento (estágios do filme de vapor e formação de bolhas respectivamente). Utilizando aditivos a base de sais de cálcio e um óleo mineral parafínico da empresa Microquímica, foi formulado um óleo para têmpera, visando obter um óleo acelerado e, desta forma verificamos o aumento na taxa de resfriamento, bem como seu desempenho com a variação na temperatura de trabalho (60°C e 80°C).
Título em inglês
Study of influence the additives in quenching mineral oil
Palavras-chave em inglês
Additives in quenching oils
Quenchants
Quenching oils
Resumo em inglês
Among heat treating the quenching, that is speed cooling the steel after austenitizing, is the more utilised. In this treatment the seek is martensite structure, that confer of steel full hardness and strenght. The water, polymer solutions and oils are the quenchant very usually for quencher steels. The oils very used how quenchant are mineral oils. For improve the performance this type of oil to get used to utilize additive, how accelerators and wetts. This additives actuate principally in the first and second cooling stages (vapour phase and boiling respectivally). Utilizing additives based in calcium salt and a mineral oil by Microquímica Company, can be formulated a quenching oil, direct obtain a speed oil, so that check increased in the cooling rate, and also the performance with changed worlk temperature (60°C and 80°C).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-10-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.