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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.88.2007.tde-09042008-150513
Documento
Autor
Nome completo
Henrique Nogueira Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2007
Orientador
Banca examinadora
Tarpani, José Ricardo (Presidente)
Pereira, Luiz Edno
Spinelli, Dirceu
Título em português
Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare®
Palavras-chave em português
Fadiga
Junta rebitada
Laminado metal fibra
Material aeronáutico
Radiografia de raios-x
Resumo em português
Foi realizado um estudo comparativo da capacidade de duas variantes do método de radiografia por raios- X em detectar trincas de fadiga em juntas sobrepostas rebitadas de laminado híbrido metal-fibra Glare® de uso aeronáutico. Durante os ensaios mecânicos de fadiga sob amplitude constante de tensão, diversos corpos de prova rebitados foram periodicamente inspecionados por raios-X, em ambas as modalidades convencional e digital. Raios-X em filmes convencionais digital. Raios-X em filmes convencionais proporcionaram ótimo detalhamento de trincas nas juntas mecânicas, enquanto que as imagens geradas pela modalidade digital apresentaram qualidade muito inferior, prejudicando ou até mesmo impedindo a avaliação do grau de integridade estrutural das juntas rebitadas.
Título em inglês
X-ray inspection of fatigue cracks in riveted lap joints of Glare&trade
Palavras-chave em inglês
Airframe material
Fatigue
Ffiber metal-laminate
Riveted lap joint
X-ray radiography
Resumo em inglês
A comparison is performed on the ability of two modalities of nondestructive X-ray radiography method in detecting fatigue cracks in riveted lap joints of aeronautical grade fiber-metal laminate Glare™. During constant amplitude loading in fatigue testing riveted specimens were periodically inspected using both the conventional and digital X-ray methodology. Conventional film X-ray modality provided high quality images of growing cracks in the mechanical joints, whereas digital radiography generated faulty images, which impaired or even prevented the structural integrity assessment of the riveted joints.
 
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HenriqueSoares_M.pdf (20.93 Mbytes)
Data de Publicação
2008-04-10
 
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