• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.86.2010.tde-23082010-004014
Documento
Autor
Nombre completo
Bruno Spagnuolo Burghetti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Santos, Edmilson Moutinho dos (Presidente)
Barros, Virginia Parente de
Feldmann, Paulo Roberto
Título en portugués
Perspectivas estratégicas para grandes consumidores industriais frente às mudanças regulatórias com a inclusão do livre acesso às redes de distribuição de gás natural canalizado no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Estratégias Competitivas
Gás Natural
Grandes Consumidores.
Livre acesso
Regulação
Resumen en portugués
A análise competitiva é focada na indústria de gás, entendida na dimensão da(s) Distribuidora(s) e Comercializada(s). O principal objetivo da pesquisa é contribuir na identificação de propostas estratégicas para os grandes consumidores (indústrias). Observa-se que esses consumidores deverão enfrentar uma nova estrutura regulatória, que exigirá uma eventual migração de um mercado regulado para outro livre, após a introdução da regulamentação do livre acesso às redes de distribuição de gás natural no Estado de São Paulo. Além disso, caracterizam-se os possíveis ambientes de efetivação da abertura do mercado e do livre acesso, bem como de consolidação da figura da Comercializadora de gás natural. O trabalho demonstra a dificuldade de se estabelecer um ambiente de maior concorrência em indústrias que convivem com um agente econômico dominante e que pode influenciar todas as dimensões do modelo teórico das Seis Forças Competitivas (adaptado a partir de Michael Porter). São identificadas as tendências de oferta e demanda nos mercados de gás do Brasil e do Estado de São Paulo. Além disso, o trabalho dedica-se a extensiva apresentação de modelos estruturais e contratuais que caracterizam as indústrias de gás em diferentes momentos de evolução e maturação. Procura-se mostrar que a indústria gasífera brasileira, apesar de ainda precoce em seu desenvolvimento, já apresenta elementos típicos de mercados mais concorrenciais, tornando qualquer análise um exercício pouco trivial. As mudanças do ambiente regulatório das indústrias do gás no Brasil e no Estado de São Paulo são descritas em detalhe, com principal foco nas relações das atividades de Distribuição e Comercialização com as etapas anteriores da cadeia produtiva. Como resultado, a obra oferece estratégias alternativas para o posicionamento dos grandes consumidores industriais em um mercado ainda restrito em sua base concorrencial.
Título en inglés
Strategic insights for Large Industrial Consumers facing regulatory changes with the introduction of Open Access for the Local Natural Gás Distribution Network in the State of São Paulo.
Palabras clave en inglés
Competitive Strategies
Large Industrial Consumers.
Natural Gas
Open Access
Regulation
Resumen en inglés
The competitive analysis is focused on the gas industry, understood as the Local Distribution and Marketing activities. The researchs main objective is to contribute to identify strategic insights for large industrial consumers. Those consumers will face a new regulatory framework, which will require them to an eventual migration from a regulated to a more competitive market after the introduction of the Open Access regulation in the local gas distribution network in the State of Sao Paulo. The text also characterizes the possible environments for an effective competitive market and open access as well as for the consolidation of gas marketers. The work demonstrates the difficulty in establishing a more competitive environment in industries coexisting with dominant economic agents, which can influence all the dimensions underlined by the Six Competitive Forces theoretical model (adapted from Michael Porter). It is identified the supply and demand trends in the gas markets of Brazil and the State of Sao Paulo. Moreover, the work contributes with an extensive presentation of structural models and contractual arrangements that characterize the gas industries in different development stages. The aim is to show that the gas industry in Brazil, although still in its early development, has features which are already typical from more competitive markets, turning any analysis into a nontrivial exercise. The changes in the regulatory environment of the gas industry in Brazil and in the State of Sao Paulo are described in detail, with main focus on the relations between the Distribution and Marketing activities vis-à-vis the previous steps of the supply chain. As a result, the work offers alternative strategies for the positioning of large industrial consumers in a market still restricted in its competitive basis.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissertacaoBruno.pdf (2.43 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.