• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.86.1997.tde-18012012-183739
Documento
Autor
Nome completo
Camilo Hernando Sandoval Sotelo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Sauer, Ildo Luís (Presidente)
Corrêa, Francisco
Tahan, Carlos Marcio Vieira
Título em português
Avaliação Preliminar do Potencial de Racionalização do uso de Energia no Setor Residencial de Santa Fé de Bogotá, e de seu Impacto sobre o Abastecimento Elétrico
Palavras-chave em português
enegenharia elétrica
energia elétrica
Resumo em português
O presente trabalho traz uma análise preliminar sobre o potencial de racionalização do uso de energia no setor residencial da cidade Santa Fé de Bogotá, a qual é baseada em os dados da pesquisa piloto feita pela Empresa de Energia de Bogotá com fim de caracterizar a demanda de eletricidade por usos nais. O trabalho inicialmente descreve o novo modelo elétrico colombiano e seu mercado de oferta e demanda no setor residencial, na seqüência os programas de administração da demanda em cada um dos estratos em que o mercado esta segmentado. A análise dos programas DSM (Demand Side Management) é feita sob duas metodologias, uma prospectiva teórica baseada em cenário de eficiência tendencial e futuro eficiente e uma segunda metodologia para o qual se utilizou o módulo de demanda do programa Super/Olade-Bid o qual permite estabelecer os ganhos de energia e potência baseados nas curvas de carga diária para cada uso. Finalmente algumas políticas para o uso eficiente de energia são propostas, sendo fundamental a recomendação de uma abordagem mais profunda de identificação das barreiras que dificultam a adoção deste tipo de medidas.
Título em inglês
Preliminary assessment of the potential for rationalization of energy use in the residential sector of Santa Fe de Bogota, and its impact on the electricity supply
Palavras-chave em inglês
electrical engineering
electricity
Resumo em inglês
The present work makes a preliminary assesment of rational use of energy in the residential sector of Santa Fé de Bogotá city. The work initially describes the new Colombian electric model and the residential sector market. Subsequently, DSM (Demand Side Management) programs are dened and analysed, for each socio-economic segment of residential sector, based on data available from end-uses surveying. The assessment is perform with two methods: a prospective evaluation baesd on tendential and efficient future scenarios; and a using demand module of Super Oldae/Bid computer model, allowing for an estimate of DSM programs impacts on daily monthly and annual load curses. DSM programs evaluated include: efficente ilumination and refrigeration and substitution of natural gas for eletricity for cooking and water heating. Finally several policies and strategies aiming at rational use of energy in Bogotá are discussed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.