• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.86.1998.tde-06022012-173816
Documento
Autor
Nombre completo
José Hilário Farina Portes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1998
Director
Tribunal
Bermann, Celio (Presidente)
Nova, Antonio Carlos Boa
Tahan, Carlos Marcio Vieira
Título en portugués
A Regulação da Indústria de Energia Elétrica no Brasil e seu Impacto nas Relações com os Clientes: Uma Perspectiva Empresarial
Palabras clave en portugués
energia elétrica
Resumen en portugués
Este trabalho examina as questões regulatórias da indústria de energia elétrica no Brasil sob a perspectiva das relações com os clientes. Para tanto, busca relacioná-las aos conceitos de democracia, participação política, serviço público, serviço de utilidade pública e monopólio natural, destacando as condicionantes da participação do público consumidor nas decisões da indústria de energia elétrica. O escopo central corresponde as atividades de distribuição de energia elétrica, destacando-as no contexto do cenário institucional brasileiro, indicando a dimensão prospectiva das mudanças em curso. Considera, ainda, a evolução das relações com os clientes na indústria de energia elétrica brasileira, bem como evidencia os desaos a serem transpostos. Quanto às tendências mundiais das transformações da indústria elétrica, identifica pontos importantes da regulação da Inglaterra, América Latina, Noruega e particularmente dos EUA, fornecendo elementos para as possibilidades de implantação no caso brasileiro. O trabalho recorre, ainda, aos estudos de caso da Pacific Gas & Electric e do Edison Electric Institute para sugerir a formulação de um programa empresarial de participação do público. A existência de regulação em âmbito federal e estadual, permite concluir, que a descentralização e articulação de suas atuações, produzirão efeitos positivos na mediação dos conflitos de interesses. Finalizando, o trabalho aponta para um posicionamento empresarial que supere o caráter impositivo dos mecanismos regulatórios e indica a necessidade da criação e ampliação de canais de comunicação entre empresa e clientes.
Título en inglés
The Regulation of Electric Power Industry in Brazil and its Impact on Customer Relationships: A Business Perspective
Palabras clave en inglés
electric power
Resumen en inglés
This investigation provides a national analysis of electricity industry in Brazil and it is focused on the perspective of clients relationship. The assessment is related under some concepts: Democracy, Political Participation, Public Service, Public Utility, Natural Monopoly and Regulation. On the other hand is showed clients participation in the main decisions of the industry. The main subject corresponds the activities of distribution of electricity , highlighting them in the context of Brazilian institutional scenery, indicating the prospect of the changes in course. It considers still the evolution of the relationships with the clients in the industry of Brazilian eletricity as well as it evidences the challenges to be transponds. In the way of world tendencies of tranformation the electricity industries, it identies important points of the regulation in England, Latin America, Norway and particulary of the USA, supplying elements to subsidize its implement in the Brazil case. The work appeals still to the studies of case of Pacic Gas & Electric Company and of Edison Electric Institute to suggest the formulation of a managerial program of the public participation. The existence of the regulation in Federal and State allow to end that the decentralization and articulation of its performances, they will produce positive effects in the mediation of the conflicts of interests. Finally the investigation aims for a managerial positioning that overcomes the character impose of the regulatory mechanisms and indicates necessity to create and to extend communication channels between company and clients.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
JoseHilario.PDF (66.61 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-02-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.