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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.85.2019.tde-29012019-160724
Document
Auteur
Nom complet
Tatiana Martinez Moreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Seo, Emília Satoshi Miyamaru (Président)
Silva, Júlio César Martins da
Subtil, Eduardo Lucas
Titre en portugais
Avaliação da viabilidade de biossorventes alternativos na recuperação de corpos hídricos contaminados por derramamento de derivados do petróleo
Mots-clés en portugais
biossorventes
derivados do petróleo
recuperação hídrica
Resumé en portugais
Acidentes ambientais vêm ocorrendo ao longo de décadas, assim, além de atitudes para evitar esses danos, são necessárias ações para remediação. Materiais tecnológicos e de baixo custo em impacto ambiental podem ser uma alternativa para o tratamento de corpos hídricos degradados, além de um caminho ambientalmente sustentável para remediação de córregos e rios urbanos. Neste contexto, buscou-se avaliar na pesquisa, materiais biossorventes para serem utilizados em acidentes de derramamento de derivados do petróleo em meio aquático. Como matéria-prima, utilizaram-se as fibras das cascas de banana, coco e laranja. Como contaminantes foram utilizados a gasolina e o óleo diesel. Os biossorventes foram produzidos por processos de secagem, ativação química, moagem, classificação granulométrica, caracterização e ensaios de sorção. Para a caracterização foram empregadas as técnicas: picnometria, termogravimetria, análise elementar, microscopia eletrônica de varredura, teor de umidade, retenção de água pela biomassa seca, hidrofobicidade, flutuabilidade, teor de cinzas, fluorescência de raios X e classificação granulométrica. Para o tratamento dos dados, desenvolveu-se um planejamento estatístico de identificação das variáveis significativas no processo de sorção, construíram-se curvas de equilíbrio e de cinética de sorção e que foram modeladas por meio das isotermas de Freundlich e Langmuir. Para estudo da influência da granulometria na sorção, os ensaios foram realizados com os grãos primeiramente de maneira generalizada e posteriormente separados por granulometrias distintas. Os resultados se mostraram promissores, sendo o coco o biossorvente mais eficiente, ele sorveu uma média de 3,94 g/g de óleo diesel e 2,80 g/g de gasolina.
Titre en anglais
Assessment of the viability of alternative biosorbents in the recovery of water bodies contaminated by oil spills
Mots-clés en anglais
biosorbents
petroleum products
water recovery
Resumé en anglais
Environmental accidents have been occurring for decades, then, in addition to attitudes to avoid such damages, remediation actions are required. Technological materials of low cost and environmental impact may be an alternative for the treatment of degraded water bodies, besides an environmentally sustainable way for remediation of streams and urban rivers. In this context, it was sought to evaluate, in the research, biosorbent materials to be used in accidents of spill of oil derivatives in aquatic environment. The fibers of the banana, coconut and orange crusts were used as raw material. Petrol and diesel were used as contaminants. The biosorbents were produced by processes such as, drying, chemical activation, milling, sorting, characterization and sorption tests. For the characterization, the techniques used were: picnometry, thermogravimetry, elemental analysis, electron microscopy, moisture content, water retention by dry biomass, hydrophobicity, buoyancy, ash content, X - ray fluorescence and granulometric classification. For the treatment of the data, a statistical design was developed to identify the significant variables in the sorption process, equilibrium and sorption kinetics curves were constructed and modeled, using the Freundlich and Langmuir isotherms. To study the influence of granulometry on sorption, the tests were performed with the grains first generalized and later separated by different granulometries. The results were promising, with coconut being the most efficient biosorbent, it had an average of 3,94 g/g of diesel oil and 2,80 g/g of gasoline.
 
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Date de Publication
2019-02-08
 
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