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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.85.2014.tde-28012015-150337
Document
Auteur
Nom complet
Igor Passos dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Rossi, Jesualdo Luiz (Président)
Colosio, Marco Antonio
Jesus, Edilson Rosa Barbosa de
Titre en portugais
Processamento e caracterização de aços sinterizados para uso em insertos de assentos de válvulas
Mots-clés en portugais
aço rápido
inserto de asserto de válvula
metalurgia do pó
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho foi propor potenciais misturas de pós para utilização na indústria automotiva, mais especificamente ligas metálicas aplicadas na produção de insertos de assentos de válvulas. A pesquisa foi dividida em etapas como segue a produção via metalurgia do pó: seleção dos componentes para as ligas metálicas estudadas, aquisição e preparo de cada um dos pós metálicos, caracterização física e microscópica dos componentes da mistura, definição das proporções a serem usadas, mistura dos pós constituintes, compactação a frio em prensa uniaxial, sinterização das peças de acordo com ciclo térmico e atmosfera específicos, realização de ensaios de dureza, resistência à compressão radial e análise microestrutural por microscopia de varredura eletrônica. As misturas de pós forma basicamente pó de ferro misturado com aços rápidos, AISI M3/2, D2 e M2. Os insertos produzidos com a liga metálica denominada M3/2 mostraram-se mais vantajosos em relação aos demais por terem apresentado melhor desempenho nos testes de dureza e resistência à compressão radial.
Titre en anglais
Processing and characterization of sintered steel for use in valve seat inserts
Mots-clés en anglais
poder metallurgy
speed steel
valve insert assent
Resumé en anglais
The aim of this study was to propose potential materials for use in the automotive industry, specifically alloys applied in the production of valve seat inserts. The research was divided in steps according to standard powder metallurgy technique: selecting components for the studied alloys, acquisition and preparation of each of the metal powders, physical and microscopic characterization of the components, defining the proportions to be used, a mixture of alloys, compaction in uniaxial presses, sintering the parts according to thermal cycle and specific atmosphere, hardness tests, resistance to radial compression and microstructural analysis using scanning electron microscopy. The powders mixtures were basically iron powder mixed with high-speed steels type AISI M3/2, D2 and M2. The valve seat inserts made with the alloy M3/2 showed to be more advantageous in relation to the other mixtures in terms of hardness and transverse rupture strength.
 
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Date de Publication
2015-03-04
 
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