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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.85.2008.tde-24082009-151836
Documento
Autor
Nome completo
Nilce Aparecida Honrado Pastorello
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Bustillos, José Oscar Willian Vega (Presidente)
Felinto, Maria Claudia França da Cunha
Rossini, Edvaldo Luis
Título em português
Desenvolvimento de metodologia de avaliação dos riscos ocupacionais a compostos orgânicos voláteis em ambientes aeroportuáiros
Palavras-chave em português
compostos orgânicos voláteis
cromatografia a gás
Exposição ocupacional
Resumo em português
Com o aumento do tráfego aéreo, as emissões de poluentes provenientes da queima do combustível das aeronaves nos aeroportos e regiões circunvizinhas conseqüentemente, também aumentam, desta forma agências governamentais e muitos pesquisadores têm demonstrado interesse no estudo dessa situação, que envolvem as populações vizinhas, os indivíduos que utilizam os aeroportos, como passageiros, e aqueles que, por força da atividade de trabalho, permanecem em suas áreas internas durante longos períodos de tempo. As emissões causadas pelos motores das aeronaves carregam diversas substâncias tóxicas entre outros compostos orgânicos voláteis, especificamente benzeno, etilbenzeno, tolueno e xilenos, conhecidos pela sigla BETX. Estes poluentes podem produzir vários efeitos nocivos à saúde. No presente trabalho foi estudada a exposição ocupacional dos fiscais de pátio do Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica/Guarulhos/São Paulo). O método 1501 do Manual de Métodos Analíticos do NATIONAL INSTITUTE FOR OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH (NIOSH, 2003), foi implementado como metodologia para a determinação dos compostos orgânicos voláteis. Os resultados mostraram teores máximos de até 1,37 mg/m3 de tolueno, 0,21 mg/m3 etilbenzeno, 0,15 mg/m3 de xileno, os quais estão abaixo do limite máximo de exposição no ser humano. O benzeno não foi detectado no ambiente aeroportuário em teores de até 3,3 mg/m3.
Título em inglês
EVALUATION OF THE OCCUPATIONAL RISKS OF ORGANIC VOLATILE COMPOUNDS-VOCs IN AIRPORT ENVIRONMENTS: IMPLEMENTATION OF METHODOLOGY
Palavras-chave em inglês
compostos orgânicos voláteis
cromatografia a gás
Exposição ocupacional
Resumo em inglês
The increasing in air traffic, the emissions of pollutants from burning fuel aircraft at airports and surrounding regions increase, so government agencies and other researchers presented in the study of the situation, involving the neighbourhood, the people that use these airports, as passengers, and those that remain in their internal areas for long periods of time developing their job. Emissions caused by the engines of aircraft carry various toxic substances and other volatile organic compounds, specifically benzene, ethylbenzene, toluene and xylenes, known by the acronym BETX. These pollutants can produce several harmful effects on human health. In this work the occupational exposure of tax inspectors of the International Airport "André Franco Montoro" (Cumbica/Guarulhos/São Paulo). The method 1501 Manual of Analytical Methods of NATIONAL INSTITUTE FOR OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH (NIOSH, 2003), was implemented as a methodology for the determination of volatile organic compounds. The results show maximum until 1,37 mg/m3 of toluene, 0,21 mg/m3 of ethylbenzene, 0,15 mg/m3 of xylene, which are below the limit of work exposure in humans. The benzene was not detected in the airport environment at levels up to 3,3 mg/m3.
 
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Data de Publicação
2009-09-23
 
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