• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.85.2009.tde-11042010-200118
Documento
Autor
Nombre completo
Claudio Mioranza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Aquino, Afonso Rodrigues de (Presidente)
Mercuri, Lucildes Pita
Proenca, Jose Luiz
Rogero, José Roberto
Vieira, Martha Marques Ferreira
Título en portugués
Desenvolvimento e aplicação de modelo multidimensional para a avaliação da qualidade educacional no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do IPEN
Palabras clave en portugués
Ciência e Tecnologia.
Garantia da Qualidade
Métodos de Avaliação
Programas de Pós-graduação
Qualidade de Ensino
Resumen en portugués
As instituições de ensino superior têm se preocupado com a qualidade do produto que oferecem à sociedade e, com o objetivo de conseguir melhores resultados, precisam prestar serviços com alto grau de valor e de qualidade. O caráter inédito deste estudo foi o desenvolvimento de um Modelo Multidimensional para a Avaliação da Qualidade Educacional, denominado MULTQUALED. O modelo foi estruturado a partir de normas e de modelos da qualidade utilizados em outros setores econômicos onde foram criados quatro instrumentos de coleta de dados, contemplando as dimensões organização didático-pedagógica, recursos humanos e infraestrutura, com o objetivo de qualificar e de quantificar ações para a melhoria contínua do processo de gestão da qualidade educacional. A aplicação do modelo ocorreu no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN-CNEN/SP), no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Nuclear. As informações obtidas a partir da aplicação do modelo MULTQUALED evidenciaram fragilidades e aspectos positivos que auxiliarão a tomada de decisões com ações estratégicas, contribuindo com a melhoria contínua da qualidade educacional do programa.
Título en inglés
DEVELOPMENT AND APPLICATION OF MULTIDIMENSIONAL MODEL FOR THE QUALITY EVALUATION OF GRADUATE-LEVEL EDUCATION IN PROGRAM OF THE IPEN
Palabras clave en inglés
Ciência e Tecnologia.
Garantia da Qualidade
Métodos de Avaliação
Programas de Pós-Graduação
Qualidade de Ensino
Resumen en inglés
Educational institutions have been highly concerned about the quality of products offered to the society, in order to obtain better results they need to provide a high degree quality service. The exclusive approach of this study was the development of a Multidimensional Model for the Educational Quality Assessment, named MULTQUALED. The model was based on quality standards and models used in other economic sectors where were created four data collection instruments, comprehending dimensions such as pedagogical, human resources and facilities regarding qualified and quantified actions for the continuous improvement of educational quality management process. The study was applied to the Nuclear Technology Stricto Sensu Graduate Program from the Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares from São Paulo (IPEN-CNEN/SP). The information obtained from the application of MULTQUALED evidenced fragilities and positive aspects that support the decision process with strategic actions contributing with the continuous improvement of the program education quality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ClaudioMioranza.pdf (5.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-07-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.