• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.85.2015.tde-27102015-100313
Document
Auteur
Nom complet
Celso Huerta Gimenes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Andrade, Delvonei Alves de (Président)
Coda, Roberto
Magalhães, Adriana Braz Vendramini Bicca
Massi, Maria Lucia Gili
Nascimento, Nanci do
Titre en portugais
Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
Mots-clés en portugais
avaliação de desempenho
fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos
indicadores de produtividade acadêmica
indicadores de produtividade científica
Resumé en portugais
Várias metodologias buscam conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o comportamento esperado e o apresentado por esses indivíduos. Este trabalho tem o propósito de desenvolver um método que integre a avaliação de desempenho de modo objetivo, fatores motivacionais, o planejamento estratégico das instituições de P&D e os critérios de avaliação do CNPq. A partir da revisão bibliográfica, aplicações práticas, e indicadores de produtividade acadêmica, chegou-se ao modelo proposto, com o qual se almeja contribuir para a melhoria das instituições de P&D. O modelo é flexível, pois permite avaliar a produção acadêmica na área de serviço, ensino, produção e desenvolvimento, podendo ser aplicado/adaptado em qualquer área do conhecimento. Com base em uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, conclui-se que a metodologia multidimensional de avaliação de desempenho pode por meio de indicadores, de forma objetiva, avaliar a produção acadêmica de pesquisadores e tecnologistas científicos.
Titre en anglais
Modeling of evaluation tools in scientific research professionals activity
Mots-clés en anglais
academic productivity indicators
intrinsic and extrinsic motivational factors
performance evaluation
scientific productivity indicators
Resumé en anglais
Various methodologies seek to know and measure the performance of individuals in the organization, comparing the expected behavior and that presented by these individuals. This work aims at developing a method that integrates, objectively, the performance assessment, motivational factors, the strategic planning of R & D institutions and the CNPq evaluation criteria. From the literature review, practical applications and academic productivity indicators, the proposed model with the target of contributing to the improvement of R & D institutions, was achieved. The model is flexible because it allows the academic production in the service area, teaching, production and development to be evaluated and it may be applied / adapted to any area of knowledge. Based on quantitative and qualitative data analysis, it was concluded that the multidimensional methodology for performance evaluation may, by means of specific indicators, appraise, objectively, the academic production of scientific researchers and technologists.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-10-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.