• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.85.2011.tde-26082011-102440
Documento
Autor
Nombre completo
Wanderlei Andrade
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Rostelato, Maria Elisa Chuery Martins (Presidente)
Botter, Eduardo de Azevedo
Dion, Sônia Maria
Título en portugués
Uso da Radiação ionizante  em polímeros de embalagens: conhecimento social: uma análise qualitativa
Palabras clave en portugués
irradiação
radiação ionizante
radioatividade
Resumen en portugués
O propósito deste estudo foi investigar o conhecimento de segmentos da população (constituídos por leigos, por estudantes e profissionais de áreas com possíveis aplicações da radioatividade) em relação aos benefícios da radiação ionizante sobre polímeros de embalagens para alimentos. As questões básicas aqui levantadas foram idealizadas para que suas respostas fornecessem parâmetros de análise para se afirmar ou negar que a população, de um modo geral, desconhece radioatividade e sua aplicação no campo dos alimentos e não se mostra preparada para mudar seus paradigmas, arraigados por impressões que persistem fortes de acidentes nucleares noticiados principalmente em mídia televisiva. Este estudo qualitativo é fundamentado por Bachelard (1996), que avulta a necessidade de uma preparação muito bem estruturada quando se quer extrair as verdades de classes que insistem, por vergonha de seu não-saber, em falsear respostas que, se sinceras, poderiam indicar importantes caminhos a se seguir pelo campo educacional para que se mudassem as características tão conhecidas neste país de um conhecimento de senso comum que ficou pouco ou nada científico. Portanto, este trabalho está norteado por um veio acadêmico que mostra, em seus objetos de pesquisa, elementos (questionários e entrevistas) necessários para que se possa conhecer a verdadeira opinião das pessoas frente à radioatividade. Infelizmente, as repostas não são animadoras, mostrando que há um grande desconhecimento mesmo dos profissionais, sobre o tema. Finalmente, o objetivo maior deste trabalho de pesquisa não foi somente uma investigação, mas a elucidação da necessidade de serem iniciadas ações educacionais que mudem a realidade que hoje se desenha neste país e que, somente com essa mudança, poderá haver, satisfatoriamente, pelo apoio e aceitação social, avanços significativos na área de tecnologia nuclear.
Título en inglés
Use of ionizing radiation in polymer packaging: social knowledge: a qualitative analysis
Palabras clave en inglés
ionizing radiation
irradiation
radioactivity
Resumen en inglés
The purpose of this study was to investigate the level of knowledge of parts the population (represented by layman and students, and professionals who work in areas with possible applications of radioactivity) related to the benefits of ionizing radiation on polymer packaging foodstuff. The basic questions raised here were intended to prompt answers that could supply parameters of analysis to confirm or to deny that the population in general ignore radioactivity and its applications in the field of foodstuff, besides not appear to be prepared to shift its paradigms, deep-rooted by impressions that remain strong, which are fed by occurrences of nuclear accidents broadcast mainly through the television media. This qualitative study is grounded by Bachelard (1996), who emphasize the need of a well structured preparation when the aim is to extract the truths from classes that insist, for being shame of not knowing, in misrepresent answers, which otherwise sincere, could point important ways to be followed along by the education field to change well-known characteristics in this field of a knowledge, based on a common sense that became slightly or no scientific at all. Therefore, this work is guided by an academic bias that shows, in its objects of research, elements (questionnaire and interviews) necessary to find out the true beliefs of people on the radioactivity. Unfortunately the answers are not encouraging, showing that there is a huge unknowing, even from professionals, about the theme. Finally the major goal of this research has not been only an investigation, but the elucidation of the need to give start to educational actions that could change the reality that is drawn in this country today and, only through this change, it is possible to reach in a satisfactory level a breakthrough in the nuclear technology field though social support and acceptation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2011AndradeUso.pdf (955.39 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.