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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.85.2009.tde-06072009-134613
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Braz Vendramini Bicca Magalhães
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Zouain, Desirée Moraes (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Paschoal, José Octavio Armani
Plonski, Guilherme Ary
Vedovello, Conceicao Aparecida
Título em português
Estrutura de serviços do conhecimento em Parques  Científicos e Tecnológicos - incrementando a relação empresa - universidade - centros de pesquisa
Palavras-chave em português
Inovação Tecnológica
Parques Científicos e Tecnológicos
Serviços do Conhecimento
Resumo em português
Esta pesquisa propõe um modelo de Estrutura de Serviços do Conhecimento aplicável aos Parques Científicos e Tecnológicos e direcionados às micro, pequenas e médias empresas, de maneira a otimizar a relação empresa universidade centros de pesquisa. A idéia surgiu a partir de leituras e estudos relativos aos parques científicos e tecnológicos e à observação de uma lacuna do conhecimento: não estavam disponíveis trabalhos acadêmicos que modelassem estruturas de serviços de apoio à relação empresa universidade - centros de pesquisa em Parques Científicos e Tecnológicos. A metodologia utilizada na pesquisa foi: estudos exploratórios complementados por pesquisa ação. Foram determinadas cinco dimensões de análise (serviços do conhecimento, desenvolvimento de negócios, serviços comuns, expansão de área, e imagem/visibilidade); com base nas dimensões definidas foi elaborado o instrumento de pesquisa e aplicado na forma de e-survey; o questionário foi respondido por gestores de Parques Científicos e Tecnológicos de diversos países (Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, China, Brasil, Turquia e Uruguai). Alguns dos parques estudados, europeus, foram visitados (o que complementou a última fase da pesquisa-ação). Após apresentação, análise e discussão dos resultados, foi formulado o modelo conceitual de estrutura de serviços do conhecimento para Parques Científicos e Tecnológicos. Durante a etapa de formulação do modelo, uma breve discussão sobre a importância do conhecimento e do atendimento das necessidades do cliente, implicou na inclusão de uma interface-cliente no modelo final.
Título em inglês
KNOWLEDGE SERVICES IN SCIENCE & TECHNOLOGY IMPROVING THE UNIVERSITY/RESEARCH CENTRE-COMPANY RELATIONSHIP
Palavras-chave em inglês
Inovação Tecnológica
Parques Científicos e Tecnológicos
Serviços do Conhecimento
Resumo em inglês
This research proposes a conceptual model for Knowledge Services Structure applicable to Science & Technology Parks (STP) and targeted to micro, small and medium enterprises, in order to improve the business - university - research centers relationship. The idea emerged from exploratory studies on STP and the observation of a knowledge gap on this subject: academic studies that have proposed support services structures to link companies - university - research centers in STP were not available. The study methodology is composed by: exploratory studies complemented by action research. Five aspects of analysis (knowledge services, business development, ordinary/ S&T infrastructure services, expansion of area, and image / visibility) were chosen; a questionnaire based on the these aspects were elaborated and applied by e-mail (e-survey), using as data-base the IASP associated members for the selection of potential respondents. The questionnaire was answered by STP managers from different countries (Spain, Italy, Portugal, Germany, United Kingdom, China, Brazil, Turkey and Uruguay) and, for a deeper and better answers understanding, presential interviews were conducted in certain European STP. After presentation, analysis and discussion of the results, a conceptual model of knowledge service structure for STP has been made, using as basis the Technology Park of Sao Paulo structure. During the formulation of the conceptual model stage, a brief discussion on the importance of knowing and meet the customer needs meant on the inclusion of a customer-interface in the final model.
 
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Data de Publicação
2009-07-16
 
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