• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.85.2004.tde-05102007-173822
Documento
Autor
Nome completo
Valdéres Fernandes Pinheiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Rogero, José Roberto (Presidente)
Cugnasca, Carlos Eduardo
Cugnasca, Paulo Sergio
Martins, Eliane Simões
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Título em português
"Modelo organizacional de ensino a distância para Instituições Tecnológicas"
Palavras-chave em português
Ensino a distancia
modelo EAD
Resumo em português
O desenvolvimento tecnológico e a ampliação da infra-estrutura das telecomunicações propiciou um aumendo do número de usuários na Internet. Dentre as imensas possibilidades de utilização, a aprendizagem constitui-se num dos temas mais atrativos. A aprendizagem à distância – EAD consolida-se como uma opção atrativa ao considerar-se principalmente as variáveis custo e comodidade. O trabalho visa avaliar alguns modelos para educação a distância e desenvolver um modelo para instituições de ensino.. Inicialmente, busca-se ampliar o conhecimento teórico acerca do tema com pesquisas bibliográficas que envolvem temas como a Internet, a tecnologia, modelos internacionais e nacionais e o processo de aprendizagem. A etapa seguinte, promove o desenvolvimento de modelos, utilizando a técnica da prototipação de modelos de ensino à distância, nesta etapa são consideradas como vertentes: tecnologia, mercado, cliente e metodologia utilizada. Os modelos são apresentados e analisados qualitativamente e seqüencialmente, sob o prisma dos seus pontos fortes e pontos fracos, os resultados são considerados e tornam-se subsídios para o desenvolvimento dos modelos posteriores. Para coleta de dados são utilizados métodos de questionários, entrevistas e observação direta durante o transcorrer dos cursos.
Título em inglês
MODEL ORGANIZATION DISTANCE LEARNING FOR EDUCATIONAL INSTITUTIONS
Palavras-chave em inglês
e-learning
EAD
Model Distance Learning
Resumo em inglês
The technological development provided the increasing access of the number of users in the InterNet. Amongst the immense possibilities of use, the learning consists in one of the subjects most attractive. The distance learning is consolidated as a attractive option when considering mainly the variables: cost and comfort. The work aims at to develop and to evaluate models for distance learning. Initially, one search to extend the theoretical knowledge concerning the subject with bibliographical research that involves subjects as the Internet, technology, international and national models and the learning process. The following stage, promotes the development of models, using the technique of the prototipation of models of distance learning, in this stage is considered as flowing: technology, market, customer and used methodology. The models are presented and analyzed qualitatively and sequentially, under the prism of its strong points and weak points, the results are considered and become subsidies for the development of the posterior models. For collection of data are used methods of questionnaires, interviews and direct observation during the courses.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tese_Valderes.pdf (4.55 Mbytes)
Data de Publicação
2007-12-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.