• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.85.2004.tde-05102007-173822
Document
Auteur
Nom complet
Valdéres Fernandes Pinheiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Rogero, José Roberto (Président)
Cugnasca, Carlos Eduardo
Cugnasca, Paulo Sergio
Martins, Eliane Simões
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Titre en portugais
"Modelo organizacional de ensino a distância para Instituições Tecnológicas"
Mots-clés en portugais
Ensino a distancia
modelo EAD
Resumé en portugais
O desenvolvimento tecnológico e a ampliação da infra-estrutura das telecomunicações propiciou um aumendo do número de usuários na Internet. Dentre as imensas possibilidades de utilização, a aprendizagem constitui-se num dos temas mais atrativos. A aprendizagem à distância – EAD consolida-se como uma opção atrativa ao considerar-se principalmente as variáveis custo e comodidade. O trabalho visa avaliar alguns modelos para educação a distância e desenvolver um modelo para instituições de ensino.. Inicialmente, busca-se ampliar o conhecimento teórico acerca do tema com pesquisas bibliográficas que envolvem temas como a Internet, a tecnologia, modelos internacionais e nacionais e o processo de aprendizagem. A etapa seguinte, promove o desenvolvimento de modelos, utilizando a técnica da prototipação de modelos de ensino à distância, nesta etapa são consideradas como vertentes: tecnologia, mercado, cliente e metodologia utilizada. Os modelos são apresentados e analisados qualitativamente e seqüencialmente, sob o prisma dos seus pontos fortes e pontos fracos, os resultados são considerados e tornam-se subsídios para o desenvolvimento dos modelos posteriores. Para coleta de dados são utilizados métodos de questionários, entrevistas e observação direta durante o transcorrer dos cursos.
Titre en anglais
MODEL ORGANIZATION DISTANCE LEARNING FOR EDUCATIONAL INSTITUTIONS
Mots-clés en anglais
e-learning
EAD
Model Distance Learning
Resumé en anglais
The technological development provided the increasing access of the number of users in the InterNet. Amongst the immense possibilities of use, the learning consists in one of the subjects most attractive. The distance learning is consolidated as a attractive option when considering mainly the variables: cost and comfort. The work aims at to develop and to evaluate models for distance learning. Initially, one search to extend the theoretical knowledge concerning the subject with bibliographical research that involves subjects as the Internet, technology, international and national models and the learning process. The following stage, promotes the development of models, using the technique of the prototipation of models of distance learning, in this stage is considered as flowing: technology, market, customer and used methodology. The models are presented and analyzed qualitatively and sequentially, under the prism of its strong points and weak points, the results are considered and become subsidies for the development of the posterior models. For collection of data are used methods of questionnaires, interviews and direct observation during the courses.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
tese_Valderes.pdf (4.55 Mbytes)
Date de Publication
2007-12-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.