• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2009.tde-28062011-082621
Documento
Autor
Nombre completo
Thiago Castilho Marcoantonio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Kunsch, Margarida Maria Krohling (Presidente)
Gobbi, Maria Cristina
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Título en portugués
Os jogos eletrônicos na América Latina: mercado de trabalho, habilidades cognitivas e identidade cultural em tempos de tecnocultura
Palabras clave en portugués
Educação
Hipermídia
Jogos eletrônicos
Tecnologia da informação
Resumen en portugués
O presente estudo constitui-se de uma análise exploratória bibliográfica, e vale-se de pesquisas de campo registradas em diversas publicações como anais de congressos, livros, revistas e websites. Seu objetivo é aprofundar o entendimento sobre de que maneiras os jogos eletrônicos inserem-se na vida dos jovens latino-americano. Optou-se por analisar tal inserção em três direções: a) a influência que os jogos exercem no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos jogadores b) a contribuição que os jogos dão à formação das identidades culturais dos jovens contemporâneos c) a relação entre tais influências e as exigências do mercado de trabalho contemporâneo, altamente informatizado Buscou-se, para tal, uma abordagem cultural para a questão, analisada sempre à luz da socialização dos sentidos atribuídos à produção simbólica dos jogos e respeitando sempre as particularidades inerentes ao lugar simbólico no qual se insere a América Latina.
Título en inglés
Eletronic games in America Latina: the job market, cognitive abilities and cultural identity in techno's times
Palabras clave en inglés
Education
Electronic games
Hypermedia
Information technology
Resumen en inglés
The present paper consists in bibliographical analysis, and it draws on field researches registered in a variety of publications such as annals of congress, books, magazines and websites. Its purpose is to provide an insight into the role of electronic games in the lives of the Latin American youth. Such role has been analyzed under three aspects: a) Their influence in the development of players cognitive abilities; b) Their contribution to the construction of the contemporary youngs cultural identities; c) The relation between such influences and the demands of the contemporary job market, which is highly computerized. In has been sought, in order to do so, a cultural approach to the issue, always analyzed in the light of the socialization of the meanings ascribed to the games symbolic production, and taking into account the particularities that are inherent to the symbolic place occupied by Latin America.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-06-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.