• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2016.tde-26082016-124934
Documento
Autor
Nombre completo
Gisele Cardoso Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Souza, Marilene Proenca Rebello de (Presidente)
Beatón, Guillermo Arias
Sawaya, Sandra Maria
Título en portugués
A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar
Palabras clave en portugués
América Latina
Fracasso escolar
Pobreza
Resumen en portugués
As recentes políticas públicas de combate à pobreza na América Latina apresentam-se articuladas à educação escolar. E como principais programas com essa característica, destacam-se o programa brasileiro Bolsa Família e o programa venezuelano Misión Robinson. A partir do pressuposto que a pobreza é constituída por elementos multifacetários, esses programas estabelecem a escolarização das camadas populares como condição de superação do ciclo intergeracional da pobreza, direcionando seus esforços para garantir a educação básica para seus beneficiários. Entretanto, uma das dimensões da reprodução ampliada da pobreza na América Latina é o fracasso escolar, que por meio de diversos mecanismos expulsa indiretamente da escola as crianças e jovens oriundos das camadas populares, ou nega para esses os saberes mínimos e elementares, produzindo a miséria intelectual dos trabalhadores. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é analisar os programas Bolsa Família (Brasil) e Misión Robinson (Venezuela), com o intuito de compreender a concepção educacional presente em nesses programas e problematizar o vínculo estabelecido entre o combate à pobreza e escolarização das camadas populares, no sentido de verificar se essa articulação desdobra-se no processo de superação ou manutenção do fracasso escolar. Para tanto adotamos como metodologia a análise documental, a partir das elaborações do Estado brasileiro e venezuelano que justificam a política dos programas supracitados. Essa análise tem como referencial teórico o materialismo histórico e dialético, a partir de sua contribuição latino-americana a Teoria Marxista da Dependência, a qual compreende as questões políticas, sociais e históricas do subcontinente como singularidades indissociáveis do lugar da América Latina na divisão internacional do trabalho, ou seja, de sua relação com a totalidade do modo de produção capitalista.
Título en inglés
The pertaining to school education in the social programs of combat to the poverty in Brazil and Venezuela: production or incipient overcoming of the failure pertaining to school
Palabras clave en inglés
Failure pertaining to school
Latin America
Poverty
Resumen en inglés
The recent public politics of combat to the poverty in Latin America are presented articulated to the pertaining to school education. From the estimated one that the poverty is constituted by multifacetários elements, these programs establish the escolarização of the popular layers as condition of overcoming of the intergeracional cycle of the poverty, directing its efforts to guarantee the basic education for its beneficiaries. However, one of the dimensions of the extended reproduction of the poverty in Latin America is the failure pertaining to school, that by means of diverse mechanisms indirectly banishes from the school the children and deriving young of the popular layers, or denies these to know elementary minimums to them and, producing the misery intellectual of the workers. In this manner, the objective of the present research is to analyze the programs Bolsa Família(Brazil) and Misión Robinson (Venezuela), with intention to understand if these programs contributes for the overcoming of the failure pertaining to school. The methodology of this research is the analysis documentary from the elaborations of Brazilian and Venezuelan the State that justify the politics of the above-mentioned programs. This analysis has as referencial theoretician the historical and dialético materialism, from its Latin American contribution - the Marxist Theory of the Dependence, which understands the questions politics, social and historical of the subcontinent as indissociáveis singularidades of the place of Latin America in the international division of the work, that is, of its relation with the totality in the way of capitalist production.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.