• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2019.tde-24052019-122218
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Salles de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Oliveira, Dennis de (Presidente)
Lima, Cláudia do Carmo Nonato
Viana, Claudemir Edson
Título en portugués
Entre quebradas e comunas: educomunicação popular e periférica em São Paulo e Medellín
Palabras clave en portugués
Comunicação
Educação popular
Educomunicação
Periferia
Território
Resumen en portugués
A pesquisa Entre Quebradas e Comunas: Educomunicação Popular e Periférica em São Paulo e Medellín teve como objetivo geral a investigação, em perspectiva comparada, das naturezas, potencialidades, desafios e limites de processos educacionais idealizados e realizados por coletivos de comunicação que atuam em territórios periféricos de São Paulo (Brasil) e Medellín (Colômbia). O corpus da investigação foi composto pelos projetos Repórter da Quebrada, do coletivo Periferia em Movimento (São Paulo) e Escuela de Comunicación Comunitaria, do coletivo Ciudad Comuna (Medellín), com foco nos processos ocorridos em 2015. Foram objetivos específicos da pesquisa: verificar se os processos educacionais integrantes do corpus podem ser classificados como iniciativas de educação popular freireana; analisar se há relações de ressignificação de educandos-educadores e educadores-educandos em relação aos territórios periféricos das cidades em que vivem; comparar os temas abordados por educadores-educandos nos processos educacionais analisados; comparar as características e estruturas organizacional, comunicacional e educacional dos coletivos; aprofundar as intersecções existentes entre os conceitos presentes no mapa teórico composto pelos Estudos Culturais Latino-Americanos, Geografias da Comunicação e Sociedade em Rede, por meio de profundo levantamento bibliográfico acerca dos temas em Diálogo de Saberes com as vivências no trabalho de campo; além de situar e classificar as práticas educativo-comunicacionais do coletivo Ciudad Comuna no mapa composto pelos encontros teórico-práticos entre Estudos Culturais Latino-Americanos, Geografias da Comunicação e Sociedade em Rede e, especificamente, no âmbito da comunicação popular, alternativa e comunitária. Tendo o Diálogo de Saberes como pressuposto teórico-metodológico, o embasamento teórico da pesquisa encontra-se situado em uma metáfora teórico-cartográfica composta por intersecções entre os Estudos Culturais Latino-Americanos, Estudos (inter) culturais de corte decolonial, as Geografias da Comunicação, Sociedade em Rede e educação popular freireana. Baseada na pergunta "de que maneiras a comunicação e o território contribuem para a construção de processos educacionais em coletivos de comunicação que atuam em territórios periféricos na América Latina?", a investigação foi essencialmente qualitativa, teve caráter exploratório e trabalhou com fontes de natureza bibliográfica, documental e de campo. O procedimento metodológico específico adotado foi a adaptação da sistematização de experiências proposta por Oscar Jara Holliday. A pesquisa demonstrou que os processos educacionais de coletivos de comunicação nas periferias têm como fundamentos a ressignificação das periferias e formas de comunicação voltadas à mobilização e à mudança social. As naturezas, potencialidades, desafios e limites de tais processos configuram uma educomunicação denominada neste trabalho como popular e periférica.
Título en inglés
Between hoods and communes: popular and peripheral educommunication in São Paulo and Medellín
Palabras clave en inglés
Communication
Educommunication
Periphery
Popular education
Territory
Resumen en inglés
The research Entre Quebradas e Comunas: Popular and Peripheral's Educommunication in São Paulo and Medellín had as general objective the investigation, in comparative perspective, of the natures, potentialities, challenges and limits of educational processes idealized and realized by communication collectives that operate in peripheral territories of São Paulo (Brazil) and Medellín (Colombia). The research corpus consisted of the Repórter da Quebrada, from the communication's collective Periferia em Movimento (São Paulo) and the Escuela de Comunicación Comunitaria, from the collective Ciudad Comuna (Medellín), focusing on the processes that took place in 2015. The specific objectives of the research were: to verify if the educational processes that are part of the corpus can be classified as initiatives of Freirean popular education; to analyze if there are relations of resignification of learns-educators and educators-learners in relation to the peripheral territories of the cities in which they live; to compare the topics addressed by educators-learners in the analyzed educational processes; to compare the characteristics and organizational, communicational and educational structures of the collectives; to deepen the existing intersections between the concepts present in the theoretical map composed by Latin American Cultural Studies, Geographies of Communication and Society in Network, through a deep bibliographical survey about the themes in Knowledge's Dialogue with the experiences in the field work; in addition to situating and classifying the educational-communicative practices of the collective Ciudad Comuna on the map composed of theoretical-practical meetings between Latin American Cultural Studies, Geographies of Communication and Network Society, and specifically in the field of popular, alternative and community communication. Having the Knowledge's Dialogue as a theoretical-methodological presupposition, the theoretical basis of the research is situated in a theoretical-cartographic metaphor composed of intersections between Latin American Cultural Studies, (inter) cultural studies with a decolonial cut, the Geographies of Communication, Society in Network and Freirean popular education. Based on the question "in what ways communication and territory contribute to the construction of educational processes in communication groups operating in peripheral territories in Latin America?", the research was essentially qualitative, exploratory and worked with bibliographic sources, documentary and field. The specific methodological procedure adopted was the adaptation of the systematization of experiences proposed by Oscar Jara Holliday. The research showed that the educational processes of communication groups in the peripheries are based on the re-signification of the peripheries and forms of communication aimed at mobilization and social change. The natures, potentialities, challenges and limits of such processes constitute an educommunication denominated in this work as popular and peripheral.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-08-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.