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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2017.tde-24012017-130826
Document
Auteur
Nom complet
João Rangel Marcelo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Silva, Dilma de Melo (Président)
Avancini, Atilio José
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
Seixas, Renato Braz Oliveira de
Silva, Robson Bastos da
Titre en portugais
Louvado seja! Marcas de uma religiosidade latinoamericana
Mots-clés en portugais
Cultura
Devoção

Fotografia
Religiosidade
Resumé en portugais
Em uma história forjada por lutas pela libertação e contra a dominação de estrangeiros e colonizadores, a cultura latino-americana é repleta de um sentimento religioso que pode ser expresso nas mais diversas formas de relação do homem com o sagrado. Independente das raízes religiosas - catolicismo, judaísmo, protestantismo, candomblé, santeria ou qualquer outra denominação - é evidente em toda a América Latina uma religiosidade que transcende as barreiras de idioma e espaço geográfico. Nosso continente se une culturalmente por meio de um sentimento religioso expresso nas mais variadas manifestações originárias do catolicismo e imposta por portugueses e espanhóis, mas que encontrou em toda a América Latina um ambiente favorável e acolhedor, no qual se desenvolveu significativamente. Ao longo de todos esses séculos, a consolidação dessas devoções, principalmente a devoção mariana solidificou-se, tornando as barreiras geográficas, históricas ou de comunicação, conseqüente de idiomas diferentes, insuficientes para impedir a integração cultural baseada na fé e na religiosidade popular. Segundo Kossoy (2002), desde seu surgimento e ao longo de sua trajetória, até nossos dias, a fotografia tem sido aceita e utilizada como prova definitiva, testemunho da verdade do fato ou dos fatos. Com base na afirmação do autor, esse trabalho será conduzido pensando a fotografia como forma de registro documental e contribuição para o processo de comunicação e memória, pois, muito mais que nos textos sagrados ou nas análises acadêmicas, é nas imagens das celebrações devocionais, nas caminhadas dos peregrinos ou nos olhares carregados de fé e aflição que se revela a verdadeira devoção do povo latino-americano. O fio condutor dessa pesquisa baseia-se na abordagem de fragmentos das realidades presentes nos templos e demais locais sagrados, estabelecendo uma narrativa visual, tendo na fotografia a forma de comunicação e o registro documental, objetivando a interpretação da realidade, a partir do ponto de vista do autor, respeitando, contudo o momento histórico e as particularidades das manifestações religiosas.
Titre en anglais
Praise! Trademarks of a religiosity latinoamericana
Mots-clés en anglais
Culture
Devotion
Faith
Photography
Religiosity
Resumé en anglais
In a history forged by struggles for liberation and against the domination of foreigners and settlers, the Latin American culture is full of a religious sentiment that can be expressed in various forms of mans relationship with the sacred. Regardless of the religious roots - Catholicism, Judaism, Protestantism, Candomble, Santeria or any other denomination - is evident throughout Latin America a religiosity that transcends language barriers and geographical space. Our continent is united culturally by a religious sentiment expressed in various manifestations originating from Catholicism and imposed by Portuguese and Spanish, but found throughout Latin America a supportive and welcoming environment in which developed significantly. Throughout all these centuries, the consolidation of these devotions, especially Marian devotion solidified, making the geographical, historical or communication barriers, resulting in different languages, insufficient to prevent cultural integration based on faith and popular religiosity. According Kossoy (2002), since its inception and throughout its history, to this day, photography has been accepted and used as definitive proof, witness to the truth the fact or facts. Based on the authors statement, this work will be conducted considering photography as a form of documentary record and contribution to the communication and memory process, therefore, much more than in the sacred texts or in academic analysis, it is the images of devotional celebrations in walks of pilgrims or the looks laden with faith and distress that reveals the true devotion of the Latin American people. The thread of this research is based on the approach of the present realities fragments in temples and other holy sites, establishing a visual narrative, and the picture the way of communication and the documentary record, in order to interpret reality from the point of views of the author, subject, however the historical moment and the peculiarities of religious manifestations.
 
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Date de Publication
2017-01-31
 
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