• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2012.tde-22102012-115259
Documento
Autor
Nome completo
Karina Noel Fortete Mayero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto (Presidente)
Braga, Marcio Bobik
Silva, Doris Accioly e
Título em português
De trabalhador a empreendedor: uma análise das formas de produção e reprodução da força de trabalho no Brasil e no Equador
Palavras-chave em português
Bancos comunitários de desenvolvimento
Economia solidária
Produção e reprodução da força de trabalho
Resumo em português
O presente trabalho tem como objetivo analisar duas práticas de economia solidárias que ocorrem na América Latina e sua vinculação com as atuais estratégias de produção e reprodução da força de trabalho. As experiências escolhidas foram o Banco Palmas, localizado na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, Brasil, e a organização da sociedade civil CEPESIU, com seu programa Sociedades Populares de Inversión, localizada em Quito, no Equador. Para isso, foi realizada uma retrospectiva histórica das diferentes formas de produção e reprodução da força de trabalho, assim como das formas de governo que sustentaram cada uma delas, desde o período imediatamente seguinte à Revolução Industrial até a atualidade. Este percurso oferece elementos que constatam a hipótese inicial de que as práticas chamadas, genericamente, de economia solidária representam a mais nova (e aceita) forma de produção e reprodução da força de trabalho no cenário neoliberal. No decorrer do trabalho, analisam-se os papeis que assumem os diversos agentes envolvidos em cada momento histórico estudado, dando destaque para a atuação do Estado e suas estratégias de intervenção em ambos os países observados.
Título em espanhol
De trabajador a emprendedor: un análisis de las formas de producción y reproducción de la fuerza de trabajo en Brasil y Ecuador
Palavras-chave em espanhol
Bancos comunitarios de desarrollo
Economía solidaria
Producción y reproducción de la fuerza de trabajo
Resumo em espanhol
El presente trabajo tiene como objetivo analizar dos prácticas de economía solidaria realizadas en América Latina y su vinculación con las actuales estrategias de producción y reproducción de la fuerza de trabajo. Las prácticas elegidas fueran el Banco Palmas localizado en la ciudad de Fortaleza, en el estado de Ceará, Brasil y la organización de la sociedad civil CEPESIU, con su programa Sociedades Populares de Inversión, localizada en Quito, en Ecuador. Para eso, fue realizada una retrospectiva histórica de las diferentes formas de producción y reproducción de la fuerza de trabajo así como de las formas de gobierno que sustentan cada una de ellas, desde el período inmediatamente siguiente a la Revolución Industrial hasta la actualidad. El camino realizado ofrece elementos que constatan la hipótesis inicial, de que las prácticas llamadas, genéricamente, de economía solidaria representan la más nueva (y aceptada) forma de producción y reproducción de la fuerza de trabajo, en el escenarios neoliberal. En el transcurso del trabajo, se analiza el papel que asumen los diversos agentes involucrados, de acuerdo al momento histórico identificado, dando destaque para el papel del Estado y sus estrategias de intervención en ambos países seleccionados para el estudio.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-10-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.