• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2019.tde-15082019-123656
Documento
Autor
Nome completo
Alice Barboza Sampaio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Franco, Marilia da Silva (Presidente)
Brito, Flavio de Souza
Mattar, Sumaya
Título em português
Patrimônio imaterial e musealização na América Latina
Palavras-chave em português
América Latina
Musealização
Museu
Patrimonialização
Patrimônio imaterial
Resumo em português
As reflexões em torno do Patrimônio Imaterial são decorrentes de uma mudança na compreensão dos conceitos de patrimônio e cultura. As narrativas patrimoniais, a partir de então, voltam-se à valorização da diversidade cultural, e a compreensão de cultura passa a ser entendido como o campo de elaboração de signos e sentidos por uma comunidade ou um grupo. Nesse contexto, a Salvaguarda dos bens de natureza imaterial, frequentemente, se dá por meio do processo de Musealização desses bens, sendo possível observar que, na América Latina, existem similitudes na maneira de se trabalhar a Musealização dos bens imateriais. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar como o processo de Musealização é apropriado como estratégia de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, visando verificar as associações e divergências na articulação dos processos de Patrimonialização e Musealização dos bens de natureza imaterial. Para tanto, foram analisadas as experiências do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Brasil, e do Museu Nacional de Culturas Populares, no México. O trabalho parte, ainda, de uma compreensão da Musealização enquanto cadeia de processos de caráter infocomunicacional; de uma compreensão de Cultura enquanto campo em que os sujeitos elaboram os signos e símbolos, bem como a significação das estruturas sociais. Compreendendo a ideia de Patrimônio Imaterial como conjunto de expressões, tradições e saberes, que estão na base das identidades das comunidades, e que são transmitidos de geração em geração, o presente trabalho se caracteriza enquanto pesquisa básica, uma vez que busca preencher uma lacuna no conhecimento, e se estrutura enquanto pesquisa bibliográfica.
Título em inglês
Intangible heritage in Latin America
Palavras-chave em inglês
Intangible heritage
Latin America
Musealization
Museum
Patrimonialization
Resumo em inglês
The reflections related to the Intangible Heritage arise from a change in the comprehension of the concepts of heritage and culture. The heritage narratives turn to a cultural diversity's appreciation, and the culture's comprehension starts to be understood as a field of elaboration of signs and meanings by a community or a group. In this context, the Safeguarding of the intangible cultural heritage often happens through a Musealization process, and it is possible to observe that in Latin America there are similarities in the way they usually tackle this issue. Therefore, this research intends to analyze how the Musealization process is appropriate as a strategy of the Safeguarding of Intangible Heritage, aiming to verify the associations and deviations in the processes of Patrimonialization and Musealization of intangible assets. Thus, we analyze the experiences of the Museum of Folklore Edison Carneiro, in Brazil, and the National Museum of Popular Cultures, in Mexico. Furthermore, this study sets out to an understanding of Musealization as a chain of infocommunicational processes, as well as a comprehension of Culture as a field in which the subjects elaborate not only the signs and symbols, but also the meaning of the social structures. We understand the Intangible Heritage as a set of expressions, traditions, and knowledge that are the foundation of the communities' identities, and that are transmitted from generation to generation. This work is characterized as basic research since it aims to fulfill a gap knowledge and it structures itself as a bibliographical research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.