• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2008.tde-13112009-110606
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Carlos Pereira Lucena
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Medina, Cremilda Celeste de Araujo (Presidente)
Ortiz, Pedro Henrique Falco
Seixas, Renato Braz Oliveira de
Título em português
Produção simbólica e construção do real no documentário contemporâneo: Nem tudo é verdade! Cases: Brasil e Bolívia
Palavras-chave em português
Documentário - Brasil/Bolívia
Produção cinematográfica - Brasil/Bolívia
Resumo em português
As manchetes dos jornais reforçam o conceito que se cristalizou entre a crítica cinematográfica e em alguns círculos acadêmicos, que vêem o filme de não-ficção o documentário - como um retrato da realidade. Esse estudo procura analisar alguns filmes da produção contemporânea no Brasil e na Bolívia, para detectar até que ponto o documentário reflete esse conceito que certa bibliografia colocou sobre o tema, e como as tendências narrativas da atualidade, com a inserção subjetiva do cineasta e a utilização da tecnologia, interferem na produção de não-ficção e assimilam ou contrapõem-se à noção definida por Grierson de que o documentário faz o tratamento criativo da realidade! O texto procura repensar o documentário da atualidade, busca identificar essa produção não necessariamente como um espelho da realidade, mas principalmente como mediador na busca de discussões na sociedade que dêem significados àquilo que se convencionou chamar de realidade. Nesse sentido, tomamos como caminho de estudo as condições de produção simbólica que norteiam o processo de representação de temas e personagens na produção documental, para entender o que se fala da realidade como outra realidade, a simbólica.
Resumo em espanhol
Los titulares de los periódicos refuerzan el concepto que se cristalizó entre la critica cinematográfica y en algunos círculos académicos, que ven la película de non-ficción el documental - como uno retrato de la realidad. Esto estudio busca analizar algunas películas de la producción contemporánea en Brasil y Bolivia, para detectar hasta que punto el documental refleja ese concepto que cierta bibliografía posó sobre el tema, y como las tendencias narrativas de la actualidad, con la inserción subjetiva del cineasta y la utilización de la tecnología, interfieren en la producción de non-ficción y asimilan o se contraponen a la noción definida por Grierson de que el documental hace el tratamiento creativo de la realidad! Esto texto busca repensar el documental de la actualidad, busca identificar esa producción no necesariamente como un espejo de la realidad, pero sobre todo como mediador en la busca de discusiones en la sociedad que propongan significados al que se ha convenido llamar de realidad. En ese sentido, escogemos como camino de estudio las condiciones de la producción simbólica que orientan el proceso de representación de temas y personajes en la producción documental, para entender lo que se habla de la realidad como otra realidad, la simbólica
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Dissertacao.pdf (2.03 Mbytes)
Data de Publicação
2011-09-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.