• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2006.tde-12092007-165956
Documento
Autor
Nome completo
Heidy Rodriguez Ramos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Braga, Marcio Bobik (Presidente)
Saes, Maria Sylvia Macchione
Silva, Valquiria da
Título em português
Proposição de estratégias públicas para a produção de álcool carburante em Cuba
Palavras-chave em português
Álcool carburante
Cuba
Estratégias públicas
Produção de álcool
Resumo em português
Diversos fatores têm indicado que as perspectivas de consolidação de um mercado internacional de álcool são cada vez mais favoráveis. O aumento progressivo de países que já estão desenvolvendo programas para sua implementação, a recente comercialização deste produto na Bolsa de Nova York e o lançamento dos carros flex-fuel, são aspectos promissores para o estabelecimento do álcool numa nova conjuntura mundial. Considerando que o Brasil é um dos principais produtores desse produto e Cuba é um país que tem um grande potencial para produzir álcool, o objetivo deste estudo é propor estratégias públicas para a produção de álcool carburante em Cuba, a partir de um estudo comparativo baseado na Metodologia de Análise da Competitividade do Sistema Agroindustrial do Brasil e de Cuba. A análise dos resultados é realizada através da aplicação do Modelo de Elaboração de Estratégias Públicas de produção de álcool carburante em Cuba, baseada no Modelo SWOT. Neste sentido, a possibilidade de desenvolver usinas sucroalcooleiras de produção flexível nesse país, é a principal alternativa para enfrentar a vulnerabilidade de depender de apenas uma commodity, o açúcar, produto que tem apresentado nos últimos anos um preço altamente oscilante no mercado internacional.
Título em espanhol
Elaboración de estrategias públicas de producción de alcohol carburante en Cuba
Palavras-chave em espanhol
Alcohol carburante
Cuba
Estrategias Públicas
Producción de alcohol
Resumo em espanhol
Diversos factores indican que las perspectivas de la consolidación del mercado internacional de alcohol son cada vez más favorables. El progresivo aumento de países que desarrollan programas para su implementación, la reciente comercialización de este producto en la Bolsa de Nueva York y el lanzamiento de los carros flex-fuel, son aspectos muy positivos para el establecimiento del alcohol en una nueva coyuntura mundial. Considerando que Brasil es uno de los principales productores de ese producto y Cuba es un país que tiene un gran potencial para producir alcohol, el objetivo del presente estudio es proponer estrategias públicas para la producción de alcohol carburante en Cuba a partir de un estudio comparativo, utilizando la Metodología de Análisis de la Competitividad del Sistema Agroindustrial de Brasil y de Cuba. El análisis de los resultados fue realizado a través de la aplicación del Modelo de Elaboración de Estrategias Públicas de producción de alcohol carburante en Cuba, de acuerdo con el Modelo SWOT. En este sentido, la posibilidad de desarrollar ingenios azucareros de producción flexible en el país, es la principal alternativa para dejar de ser vulnerables por depender de apenas un commodity, el azúcar, producto que ha presentado en los últimos años un precio altamente oscilante en el mercado internacional.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-10-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.