• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2006.tde-12092007-162600
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Augusto Geraque
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Medina, Cremilda Celeste de Araujo (Presidente)
Greco, Milton
Jacobi, Pedro Roberto
Ribeiro, Wagner Costa
Teixeira, Wilson
Título em português
Reportagens atravessadas:- um mergulho, via teoria geral dos sistemas na cobertura da poluição atmosférica feita por jornais brasileiros e mexicanos
Palavras-chave em português
Cidade do México (DF): Jornalismo
Meio ambiente
Poluição atmosférica
Reportagem-ensaio
São Paulo (Brasil)
Teoria Geral dos Sistemas
Resumo em português
O jornalista, como ator social e mediador de sentidos, não pode estar ausente o debate ambiental. Ter uma visão de mundo sistêmica é a única forma de conseguir produzir reportagens impregnadas de transversalidade, caminho que torna possível o oferecimento ao leitor de toda a complexidade contemporânea. Esse volume aborda a questão da poluição atmosférica tanto em São Paulo, como na Cidade do México. A discussão do jornalismo a partir dos periódicos Reforma, La Jornada, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo é feita com base da Teoria Geral dos Sistemas. Esse cabedal teórico, usado no jornalismo por vários autores, surgiu na ecologia. Como a visão de mundo da imprensa, no caso do jornalismo sobre meio ambiente, não está sistêmica, essa tese tenta, além de defender a necessidade de uma visão transversal da realidade ambiental, apresentar uma proposta prática, em forma de reportagensaio, como forma de colaborar com o desenvolvimento da cobertura sobre os graves problemas ambientais existentes em todos os quatro cantos do mundo neste início de milênio.
Palavras-chave em espanhol
Ciudad de Mexico (DF): Periodismo
Medio ambiente
Polución atmosférica
Reportaje-ensayo
San Pablo (Brasil)
Teoria General de los Sistemas
Resumo em espanhol
El periodista, como actor social y intermediaro de sentidos, non puede estar alejado del debate ambiental. Tener una visión de mundo sistémica es la unica forma de alcanzar reportajes impregnadas de transversalidad, camino que torna possible el ofrecimiento al lector de toda la complejidad contemporánea. Ese volumen aborda la questión de la polución atmosférica tanto en San Pablo (Brasil) como en la Ciudad del Mexico (DF). La discusión del periodismo a traves de las publicaciones "Reforma, La jornada, O Estado de S. Paulo y Folha de S. Paulo és apoyada en la "Teoria General de los Sistemas". Ese conjunto teórico, usado el nel periodismo por varios autores, surgió en la Ecologia. Como la visión del mundo de la prensa, en nel caso del periodismo sobre medio ambiente, non estás sistémica, esa tesis intenta, además de defender la necesidad de una visión transversal de la realidad ambiental, presentar una proposta práctica, en forma e "reportaje -ensayo", como forma de colaborar con el desenvolvimento de la cobertura sobre los graves problemas ambientales existentes en todo el mundo en este inicio de milênio.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese_Doutorado.pdf (3.65 Mbytes)
Data de Publicação
2007-10-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.