• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.84.2007.tde-11102012-100307
Documento
Autor
Nome completo
Edgardo Alfredo Loguercio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Coggiola, Osvaldo Luis Angel (Presidente)
Boito Junior, Armando
Braga, Marcio Bobik
Título em português
Pan-americanismo versus Latino-americanismo. Origens de um debate, na virada dos séculos XIX - XX
Palavras-chave em português
Debate
Latino-americanismo
Pan-americanismo
Resumo em português
Pan-americanismo versus Latino-americanismo. Origens de um debate na virada dos séculos XIX-XX O tema deste estudo é o surgimento do Pan-americanismo como expressão política da transformação dos Estados Unidos em potencia dominante no hemisfério ocidental no final do século XIX, e o desenvolvimento de seu oposto contraditório, o Latino-americanismo, que visa a unidade dos países da América Latina. Ambos campos reformulam as respectivas referências históricas do período que se seguiu à Independência. O Pan-americanismo está diretamente vinculado à política exterior norte-americana, e emerge paralelo a um aumento das contradições sociais em aquele país. O Latino-americanismo se desenvolveu em uma dialética de avanços e retrocessos, de maneira desigual nos diferentes países latinoamericanos. A partir da Guerra Hispano-americana de 1898, os Estados Unidos iniciaram um agressivo movimento expansionista no Caribe no contexto de sua projeção como potencia mundial. O conteúdo político do Latino-americanismo foi sendo definido ao ritmo da diferenciação social nas nações latino-americanas, até se carregar de sentido explicitamente antiimperialista. O programa da unidade da América Latina contra a dominação imperialista dos Estados Unidos estabeleceu-se como tarefa histórica para o continente.
Título em espanhol
Panamericanismo versus Latinoamericanismo. Orígenes de un debate en el pasaje de los siglos XIX-XX
Palavras-chave em espanhol
Debate
Latinoamericanismo
Panamericanismo
Resumo em espanhol
Panamericanismo versus Latinoamericanismo. Orígenes de un debate en el pasaje de los siglos XIX-XX El tema de este estudio es el surgimiento del Panamericanismo como expresión política de la transformación de los Estados Unidos en potencia dominante en el hemisferio occidental a fines del siglo XIX, y el desarrollo de su opuesto contradictorio, el Latinoamericanismo, que apunta a la unidad de los países de América Latina. Ambos campos reformularon las respectivas referencias históricas del período posterior a la Independencia. El Panamericanismo está directamente vinculado a la política exterior norteamericana, y emerge paralelo a un aumento de las contradicciones sociales en aquel país. El Latinoamericanismo se desarrolló en una dialéctica de avances y retrocesos, de manera desigual en los diferentes países latinoamericanos. A partir de la Guerra Hispanoamericana de 1898, los Estados Unidos iniciaron un agresivo movimiento expansionista en el Caribe en el contexto de su proyección como potencia mundial. El contenido político del Latinoamericanismo fue siendo definido al ritmo de la diferenciación social en las naciones latinoamericanas, hasta cargarse de sentido explícitamente antiimperialista. El programa de la unidad de América Latina contra la dominación imperialista de los Estados Unidos se estableció como tarea histórica para el continente.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
cap_1.pdf (91.90 Kbytes)
cap_2.pdf (100.39 Kbytes)
cap_3.pdf (117.76 Kbytes)
cap_4.pdf (103.29 Kbytes)
cap_5.pdf (123.45 Kbytes)
cap_6.pdf (83.94 Kbytes)
cap_7.pdf (89.83 Kbytes)
cap_8.pdf (83.48 Kbytes)
cap_9.pdf (90.79 Kbytes)
Conclusao.pdf (21.86 Kbytes)
Sumario_Introducao.pdf (31.30 Kbytes)
Data de Publicação
2013-01-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.