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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2011.tde-09102012-104519
Documento
Autor
Nome completo
Nelson Morato Pinto de Almeida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Cacciamali, Maria Cristina (Presidente)
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto
Gremaud, Amaury Patrick
Peterossi, Helena Gemignani
Valente, José Armando
Título em português
O ensino profissional técnico de nível médio no Brasil e no Chile - Convergências e divergências na formação profissional e no trabalho
Palavras-chave em português
Curso técnico de nível médio
Ensino técnico
Escola técnica profissional
Formação profissional
Mercado de trabalho
Resumo em português
O objetivo do presente trabalho é investigar a formação específica para atuar em manutenção industrial dos alunos das escolas técnicas profissionais de nível médio do Brasil e do Chile, identificar suas articulações com as políticas públicas de educação e se essa formação propicia o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional no mercado de trabalho de manutenção industrial. Para tal, apoiado nas ideias de Druker, Senge, Enguita, Ferretti, Rifkin, Dowbor, Godim, Bridges, Saviani, Hargreaves, Valente, Castells, SINGER, Harvey, entre outros, estabeleceu-se a base teórica da pesquisa, para subsidiar as análises das legislações educacionais de cada país, as pesquisas de campo junto aos recrutadores e selecionadores de mão de obra e aos egressos de cursos profissionais técnicos de nível médio dos dois países. O desenvolvimento da metodologia foi baseado na pesquisa qualitativa, com ênfase na análise documental e fonte de dados os documentos oficiais dos ministérios da educação para a construção da etapa de pesquisa formação, bem como na pesquisa quantitativa que analisou os dados da coleta de campo junto aos recrutadores de mão de obra constituindo a etapa de pesquisa mercado de trabalho. Articulado às duas etapas, a investigação de campo também englobou os egressos de cursos técnicos de nível médio. As respostas alcançadas pelo estudo indicam que os governos buscam propiciar a formação dos alunos nos preceitos de competências e habilidades para atuar no mercado de trabalho de manutenção industrial, assim como os egressos informam que no curso realizado tais competências e habilidades foram alcançadas, porém os recrutadores de mão de obra questionam a formação educacional dos candidatos em relação às demandas do mercado. Esta incompatibilidade de respostas mostra haver um hiato entre a formação educacional e o mercado de trabalho talvez provocado pela demora da implementação de ações educacionais face à rápida mobilidade desse mercado. Aspectos importantes ressaltaram das conclusões: Brasil e Chile mostram características diferentes em relação ao desenvolvimento da educação profissional voltada ao segmento de mecânica industrial, pois no Chile observa-se rigidez estrutural da matriz curricular, enquanto o Brasil há aspectos indicativos de uma flexibilização e abertura para o acesso em diferentes momentos para quem não cursou as séries escolares nas idades previstas e integrou os programas de formação profissional inicial com a educação de jovens e adultos. Tal fato é visto como correção de uma distorção histórica da educação profissional, mas é uma maneira de recuperar o tempo perdido e alcançar índices que o referencie junto a outros países. A educação profissional estudada tanto no Brasil como no Chile permanecem engessadas pelas políticas governamentais.
Título em inglês
The professional and technical teaching of high school level in Brasil and Chile - Convergences and divergences in professional development and in labor
Palavras-chave em inglês
Labor market
Professional development
Technical courses
Technical courses at high school level
Technical schools
Resumo em inglês
The aim of this work is to investigate the specific development required for technical school students applying for work in industrial maintenance in Brazil and Chile, identify its relationship with public educational policies and verify whether it provides the development of competencies and skills for professional performance in the industrial maintenance market. Based on the ideas of Druker, Senge, Enguita, Ferretti, Rifkin, Dowbor, Godim, Bridges, Saviani, Hargreaves, Valente, Castells, Singer, Harvey, among others, the theoretical basis of this research was established to support the analysis between the educational laws of each country, the field work with recruiters, job interviewers, and those who finish technical courses at high school level in both countries. Methodology development was based on qualitative research with emphasis on documental analysis using the official documents from Educational departments as data sources to build the steps of legislation-development goals, and on quantitative research that analyzed the field data collected with the labor recruiter to build the labor market goals. Coupled with these two goals, the field research also encompassed the students finishing technical courses at high school level. The answers gathered in this study indicate that governments are seeking to provide students development under the principles of competencies and skills in order to perform in the market of industrial maintenance labor. In the same way, students themselves claim such competencies and skills were achieved in the attended course, but the workforce recruiters doubt the applicants educational development meets the markets requirements. This incongruence in the answers shows there is a gap between educational development and the labor market, perhaps due to the delay in implementing educational actions to face this rapidly evolving market. Some important aspects raised from the conclusions: Brazil and Chile reveal different characteristics regarding the improvement of professional development oriented to industrial mechanics because, in Chile, a rigid, structured curricular frame was observed, whereas in Brazil there are indications of some flexibility and openness to allow access to those who did not go to Primary schools at the expected ages and went to adult education programs for their initial technical education. Such a fact is seen as a correction for a historic misconception of technical education, and a means to recover wasted time and try to achieve indicators that would bring the country to the same level as others.
 
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Data de Publicação
2012-10-09
 
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