• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2011.tde-09102012-103156
Documento
Autor
Nome completo
Juliane Cavalcante
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Seixas, Renato Braz Oliveira de (Presidente)
Marques, Jane Aparecida
Ortiz, Pedro Henrique Falco
Título em português
O receptor produtor e o produtor receptor: o uso de novas ferramentas de comunicação no telejornalismo latino-americano. Uma análise Brasil e México
Palavras-chave em português
Comunicação
Jornalismo
Mediação
Teoria da recepção
Teorias da comunicação
Resumo em português
A presente pesquisa propõe uma discussão sobre o impacto que o uso de novas ferramentas de comunicação pode provocar no telejornalismo e nos modos de produzir de seus profissionais, bem como estes últimos têm lidado e enxergam essas modificações. Tais ferramentas permitiram que os antes chamados receptores aqui compreendidos como os indivíduos que assistiam ao telejornal e não tinham nenhuma relação com os seus modos de produção se tornassem também produtores de conteúdo. Discutimos um novo modelo de comunicação, que obriga as teorias que dão conta deste fenômeno a dar um passo adiante e construir novos modelos para explicar esse processo. Este novo fenômeno também exige que os jornalistas produtores de telejornais lidem com uma nova realidade e buscamos neste estudo compreender se estão preparados para este desafio.
Título em inglês
The producer receptor and the receiver producer: the use of new communication tools in Latin American TV journalism. An analysis of Brazil and Mexico
Palavras-chave em inglês
Communication
Communication theory
Journalism
Mediation
Reception theory
Resumo em inglês
The following research proposes a discussion on how the use of new communication tools can influence TV journalism and on the way it is produced, as well as on how the producers have been dealing and seeing these changes. Such tools allowed the former known receptors here understood as those individuals who watch TV newscasts and didnt have any relation with its ways of production to also become content producers. We discussed a new communication model, which makes former theories dealing with this phenomenon to take a step further and construct new models to explain this process. This new phenomenon also demands that the TV newscasts journalist producers deal with a new reality and we intended in this study to comprehend if they are prepared for this challenge.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-10-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.