• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2006.tde-01072006-115503
Documento
Autor
Nome completo
João Rangel Marcelo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Silva, Dilma de Melo (Presidente)
Kossoy, Boris
Silva, Robson Bastos da
Título em português
Imagens de uma devoção: as peregrinações aos santuários de Nossa Senhora Aparecida e Nuestra Señora de Caacupé
Palavras-chave em português
Devoção e peregrinação
Fotografia
Memória
Resumo em português
Em uma história forjada por lutas pela libertação e contra a dominação de estrangeiros e colonizadores, a cultura latino-americana é repleta de um sentimento religioso que pode ser expresso nas mais diversas formas de relação do homem com o sagrado. Independente das raízes religiosas - catolicismo, judaísmo, protestantismo, candomblé, santeria ou qualquer outra denominação - é evidente em toda a América Latina uma religiosidade que transcende as barreiras de idioma e espaço geográfico. Brasil e Paraguai se unem culturalmente por meio de um sentimento religioso expresso na devoção Mariana originária do catolicismo e imposta por portugueses e espanhóis, mas que encontrou em toda a América Latina um ambiente favorável e acolhedor, no qual se desenvolveu significativamente. Ao longo de todos esses séculos, a consolidação dessa devoção Mariana se solidificou, tornando as barreiras geográficas, históricas ou de comunicação, conseqüente de idiomas diferentes, insuficientes para impedir a integração cultural baseada na fé e na religiosidade popular. Segundo Kossoy (2002), desde seu surgimento e ao longo de sua trajetória, até nossos dias, a fotografia tem sido aceita e utilizada como prova definitiva, ‘testemunho da verdade’ do fato ou dos fatos. Com base na afirmação do autor, esse trabalho será conduzido pensando a fotografia como forma de registro documental e contribuição para o processo de comunicação e memória, pois, muito mais que nos textos sagrados ou nas análises acadêmicas, é nas imagens das celebrações devocionais, nas caminhadas dos peregrinos ou nos olhares carregados de fé e aflição que se revela a verdadeira devoção do povo latino-americano. O fio condutor dessa pesquisa baseia-se na abordagem de um fragmento do tempo que registra a devoção Mariana em Aparecida e Caacupé, por meio da fotografia como forma de comunicação e memória, criando uma segunda realidade, a partir do ponto de vista do autor, mas respeitando o momento histórico.
Título em espanhol
Imagenes de una devoción: Las peregrinaciones hasta los santuarios de Nossa Senhora de Aparecida y de Nuestra Señora de Caacupé.
Palavras-chave em espanhol
Devoción y peregrinación
Fotografía
Memoria
Resumo em espanhol
En una historia forjada por luchas por la libertad y contra la dominación de extranjeros y de colonos, la cultura latinoamericana es llena de una sensación religiosa que se pueda expresar entre las varias maneras de la relación del hombre con el sagrado. Fuera de cualquier raíz religiosa - catolicismo, judaísmo, protestantismo, candomblé, santeria o cualquier otra denominación dada - una sensación religiosa que supera cualquier lengua o límite geográfico se nota claramente en América latina. Las culturas de Brasil y Paraguay se unen a través de una sensación religiosa expresada por la devoción en Mariana, que viene de catolicismo y fue forzada originalmente por los colonizadores portugueses y españoles. Sin embargo, esta misma sensación ha encontrado un ambiente favorable y receptivo a lo largo de América latina para convertirse de una manera significativa. Con todos estos siglos, esta devoción ha solidificado a sí misma para hacer las barreras geográficas, históricas o de la comunicación, consecuencia de idiomas diferentes, escasa para evitar la integración embasada en la cultura y religión popular. Según Kossoy (2002), desde su principio hasta hoy en día, la fotografía se ha aceptado y se ha utilizado como prueba definitiva, ' testimonio verdadero ' de un solo hecho o los hechos. De acuerdo con la afirmación del autor, esta investigación será conducida considerándose la fotografía como forma de registro y de contribución documental al proceso y a la memoria de la comunicación; sin embargo, más allá de los textos sagrados y de análisis académico, está en las imágenes de la celebración, en las caminatas de los peregrinos o en las miradas de la fe y llenos de aflicción que revela la devoción verdadera de la gente latinoamericana. La secuencia principal de esta investigación se basa en un fragmento del tiempo que coloca la devoción Mariana en Aparecida y Caacupé, por medio de la fotografía como forma de comunicación y de memoria, creando una segunda realidad a partir del punto de vista del autor, pero respectando el momento histórico.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Dissertacaojrm.pdf (46.16 Mbytes)
Data de Publicação
2006-10-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.