• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.83.1993.tde-29072005-093924
Documento
Autor
Nome completo
Angela Maria Magosso Takayanagui
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 1993
Orientador
Banca examinadora
Casagrande, Lisete Diniz Ribas (Presidente)
Cerqueira, Brasilina de Campos Salles
Gomes, Daisy Leslie Steagall
Mendes, Iranilde Jose Messias
Schalch, Valdir
Título em português
Trabalhadores de saúde e o meio ambiente: Ação educativa do enfermeiro na conscientização para gerenciamento e resíduos
Palavras-chave em português
educação ambiental
educação problematizadora
gerenciamento de resíduos
resíduos de serviços de saúde
saúde ambiental
Resumo em português
O presente trabalho aborda a questão dos resíduos de serviços (RSS), que representa um dos grandes problemas decorrentes da relação homem-meio ambiente. A partir do levantamento da situação dos RSS e da necessidade de orientação de sessenta e sete serviços de saúde de Ribeirão Preto, incluindo 100% dos hospitais e 30% de farmácias, laboratórios, ambulatórios e clínicas veterinárias que faziam parte da Coleta Especial e Incineração implantados, realizou-se um trabalho educativo com cento e vinte e sete trabalhadores de saúde, visando torná-los agentes multiplicadores do curso, em seus locais de trabalho. Para isso, foi utilizado o método de educação conscientizadora, visando facilitar aos trabalhadores de saúde adquirirem uma consciência ecológica crítica, capaz de tornálos agentes de mudança, interferindo positivamente nas questões específicas dos RSS. Dois meses após o curso, procedeu-se a uma avaliação final, onde puderam ser constatadas algumas mudanças nos serviços, a partir da conscientização de seus trabalhadores que, de um modo geral, passaram as informações obtidas no curso para seus colegas de trabalho. Concluiu-se que é imprescindível a criação de um sistema de educação continuada nos serviços de saúde de Ribeirão Preto, bem como um re-planejamento de suas instalações, visando melhor adaptação ao sistema de gerenciamento de RSS da cidade, considerado inadequado em 69,2% dos hospitais e em 100% dos ambulatórios. Como conclusão final, o trabalho também permitiu verificar as possibilidades e os limites da ação educativa do Enfermeiro, no campo da Educação Ambiental. Dentre as recomendações feitas, há a necessidade de que todos os serviços de saúde façam parte, imediatamente, do programa de Coleta Especial e Incineração de resíduos da cidade, o que foi constatado em cerca de apenas um terço deles. É preciso, também, que os órgãos públicos locais de controle e fiscalização dos serviços de saúde se reorganizem entre si e integrados com a Universidade, para uma 157 atuação mais efetiva sobre esses estabelecimentos, em relação ao gerenciamento dos RSS, destacando-se, assim, a contribuição da Universidade, não apenas para com o ensino e pesquisa, mas também estendendo seus conhecimentos à sociedade.
Título em inglês
- HEALTH WORKERS AND THE ENVIRONMENT: EDUCATIONAL Action of nurses in the development of awareness about health dervice waste management.
Palavras-chave em inglês
environmental health
health and environmental education
medical/hospital wastes
solving problem
waste management
Resumo em inglês
The present study approaches the question of health service waste (HSW) which represents one of the great problems caused by the man-environment interaction. Based on a survey of the HSW situation and of the need to establish guidelines for 67 health services in Ribeirão Preto whith respect to waste management, including 100% of the hospitals and 30% of the drugstores, laboratories, ambulatories an veterinary clinics which participate in the Special Collection and Incineration Servive, an educational program was offered to 127 health workers in order to turn them into multipliers of the course at their work places. The method of consciousness-raising education was used in order to permit health workers to acquire a critical ecological awareness capable of turning them into agents of change by positively interfering with specific HSW questions. A final evaluation was performed two months after the course, which showed that some changes had been made in the services starting from the awareness of the workers who, in general, had transmitted the information acquired in the course to their coworkers. It was concluded that it is imperative to set up a continued education system in the health services of Ribeirão Preto, as well as to replan their installations in order to obtain a better adaptation to the city system of HSW management. The final conclusion of this study permited to verify the possibilities and the limits of education activity of nurse in the field of environmental education. This study proposes that all health services to immediately join the Special Collection an Incineration program of the city, which now serves only 1/3 of the health services, and the local public organs of control and inspection of health services should reorganize amongst themselves and join the University for a more effective action on these concerns in terms of HSW management.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TAKAYANAHUI_AMM.pdf (947.28 Kbytes)
Data de Publicação
2005-08-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.