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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.83.2010.tde-26042010-143400
Documento
Autor
Nome completo
Simone de Godoy Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Nogueira, Maria Suely (Presidente)
Corrêa, Adriana Katia
Hayashida, Miyeko
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Santos, Claudia Benedita dos
Título em português
Validação para o Brasil da escala Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F)
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Educação em enfermagem
Estudos de validação
Resumo em português
Frente à escassez de investigações experimentais que enfoquem o processo de estudo entre universitários de enfermagem, na literatura nacional e, dada a indicação da necessidade de que tal temática seja constantemente considerada para que as instituições educacionais consigam preparar recursos humanos de enfermagem adequados à realidade brasileira, apresentou-se esta proposta de investigação cujo objetivo foi o de validar para o Brasil a escala Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). O questionário possui 20 itens distribuídos em duas escalas com 10 itens cada, sendo uma de Abordagem Profunda (DA) e outra de Abordagem Superficial (SA). Cada escala possui duas subescalas compostas de cinco itens cada, sendo duas referentes à motivação e duas à estratégia: motivação profunda (dm), estratégia profunda (ds), motivação superfcicial (sm) e estratégia superficial (ss). Os dados foram coletados em uma escola de enfermagem de uma universidade pública estadual do interior paulista, no período de julho a dezembro de 2008, tendo participado do estudo 202 estudantes do curso de bacharelado em enfermagem. As propriedades psicométricas analisadas foram: validade de face e de conteúdo (comitê de juízes); confiabilidade (consistência interna alfa de Cronbach); validade de construto (análise fatorial confirmatória) e validade de critério (notas em disciplinas curriculares). A maioria dos estudantes era do sexo feminino 194 (96%) com idade média de 22,3 anos (DP=2,1). O processo de revisão pelo comitê de juízes e validação semântica ocorreu sem intercorrências significativas. A confiabilidade da versão adaptada foi considerada muito boa devido a alta consistência interna de seus itens, segundo os valores de alfa de Cronbach de 0,76 para DA e 0,74 para SA. Em relação à validade de construto, a análise fatorial confirmatória indicou um ajuste muito satisfatório em relação ao modelo que testa a dimensionalidade de todo o instrumento e trata as subescalas como indicadores dos fatores latentes DA e SA. Assim, a versão adaptada do R-SPQ-2F apresentou medidas psicométricas consideradas satisfatórias, estando adequado para a utilização como uma ferramenta de avaliação da abordagem ao estudo de estudantes de enfermagem brasileiros.
Título em inglês
Validation of the scale Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F) for Brazil
Palavras-chave em inglês
Education
Learning
Nursing
Validation studies
Resumo em inglês
Due to the lack of experimental research focusing the study process among nursing university students, in Brazilian literature and, considering the need of this theme being constantly thought of in order that the educational institutions can prepare human resources in nursing appropriate to the Brazilian reality, this researched aimed to validate the scale Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ- 2F) for Brazil. The questionnaire has 20 items distributed in two scales with 10 items each, one with Deep Approach (DA) and the other with Surface Approach (SA). Each scale has two subscales consisting of five items each, two regarding the motivation and two the strategy: deep motive (dm), deep strategy (ds), surface motive (sm) and surface strategy (ss). Data were collected in a nursing college from a public state university in the interior of the state of São Paulo, between July and December 2008. In total, 202 students from the Nursing Bachelor's Program participated in study. The following psychometric properties were analyzed: face and content validity (committee of experts); reliability (Cronbach's alpha internal consistency); validity of construct (confirming factorial analysis) and validity of criteria (grades in syllabus courses). Most students were female 194 (96%) aged on average 22.3 years (SD=2.1). The review process by the committee of experts and semantic validation did not have significant incidents. The reliability of the adapted version was considered very good due to the high internal consistency of its items, according to the values of Cronbach's alpha of 0.76 for DA and 0.74 for SA. Regarding the validity of construct, the confirming factorial analysis showed a very satisfactory adjustment regarding the model that tests the dimensionality of the whole instrument and treats the subscales as indicators of the latent factors DA and SA. Thus, the adapted version of the R-SPQ-2F presented psychometric measures considered satisfactory and is appropriate to be used as a tool to assess the approach of the study of Brazilian Nursing students.
 
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SimoneGodoy.pdf (2.28 Mbytes)
Data de Publicação
2010-09-15
 
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