• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.83.2005.tde-08122005-101259
Documento
Autor
Nombre completo
Renilda Rosa Dias Ferreira de Araújo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2005
Director
Tribunal
Bueno, Sonia Maria Villela (Presidente)
Carvalho, Maria Dalva de Barros
Cesarino, Claudia Bernardi
Furegato, Antonia Regina Ferreira
Lastória, Joel Carlos
Título en portugués
"Educação conscientizadora na prática do enfermeiro em hanseníase"
Palabras clave en portugués
educação conscientizadora
enfermagem
hanseníase
Resumen en portugués
No presente estudo de natureza qualitativa, objetivamos levantar as necessidades de aprendizagem, com o desenvolvimento de um programa educativo relacionado à hanseníase com o seu portador, mediado pela metodologia da pesquisa-ação e baseado no referencial teórico da educação conscientizadora de Paulo Freire. Trabalhamos com dezenove sujeitos no primeiro momento e com seis de ambos os sexos, nos momentos subseqüentes. A investigação ocorreu em uma Faculdade de Medicina do interior paulista. A coleta de dados foi efetivada por meio de entrevistas, observação participante, círculo de discussões e visita domiciliar. A análise dos dados foi desenvolvida à luz do referencial da educação conscientizadora. Os resultados apontaram cinco temas geradores: a desinformação da doença, sinais e sintomas da hanseníase, transmissão da doença, estigma e a falta de prevenção para as incapacidades físicas. Elaboramos um plano de ensino para cada tema gerador, desenvolvemos o programa educativo com situações problematizadoras da realidade do portador, motivando o sujeito ao diálogo. O levantamento das necessidades de aprendizagem demonstrou a relevância da inserção do portador em um processo educativo, no qual este foi o sujeito da ação, principalmente ao utilizarmos as temáticas com estratégias facilitadoras para o seu aprendizado. O programa educativo desenvolvido desencadeou a tomada de consciência, o desenvolvimento de capacidades e habilidades para o autocuidado.A avaliação do processo de conscientização permitiu comprovarmos a mudança de um sujeito passivo em ativo e reflexivo, multiplicador de informações e transformador de sua realidade, respeitando seu contexto cultural.
Título en inglés
"Consciousness education in leprosy nursing practice"
Palabras clave en inglés
conscience education
leprosy
nursing
Resumen en inglés
On this study, we aimed at verifying learning needs, developing an educative program related to leprosy with the carrier, mediated by research-action methodology and based on Paulo Freire’s theoretical referential of consciousness education. We worked with nineteen individuals on a first moment and with six of both genders, in subsequent moments. The investigation was developed on a Medicine School from São Paulo State. Data was collected through interviews, participant observation, discussion groups and home visiting. Data analysis was carried out based on consciousness education referential. The results pointed out five generators themes: disease disinformation, leprosy signals and symptoms, disease transmission, stigma and lack of prevention for physical incapacities. We elaborated a teaching plan for each generator theme, developed the educative program with problems situations of carriers’ reality, motivating them to dialogue. The verification of learning needs demonstrated the relevance of the insertion of the carriers on an educative process, in which they were the action individual, mainly when we use the thematic with facilitator strategies for their learning. The educative program with leprosy carrier propitiated consciousness’ taking, the development of capacities and abilities for self-caring. The consciousness process evaluation allowed us to testify the changing of a passive individual into and active and reflexive one, information multiplier and reality transformer, respecting cultural context.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ARAUJO_RRDF.pdf (1.55 Mbytes)
Fecha de Publicación
2006-03-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.