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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.82.2017.tde-03102017-161209
Documento
Autor
Nombre completo
Ariane Morassi Sasso
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2015
Director
Tribunal
Alves, Domingos (Presidente)
Correia, Ricardo João Cruz
Del Ben, Cristina Marta
Título en portugués
Desenvolvimento de um sistema para a gestão de desempenho dos centros de atenção psicossocial (CAPS) em um departamento regional de saúde 
Palabras clave en portugués
Centros de Atenção Psicossocial
Departamento Regional de Saúde XIII do Estado de São Paulo
Indicadores
Sistemas de informação em saúde
Resumen en portugués
Nos últimos 40 anos, o modelo de atenção em saúde mental sofreu profundas modificações, sendo que desde a década de 70 diversos movimentos sociais e profissionais impulsionaram a Reforma Psiquiátrica e o processo de desinstitucionalização. Este, pregava o fim do modelo asilar vigente, responsável pela exclusão e cronificação de doentes, para dar lugar a criação de um novo modelo guiado por serviços extra-hospitalares e mais humanitários, tendo como principal representante os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Esses serviços foram considerados a porta de entrada da rede de atenção à saúde mental e tem como responsabilidade estabelecer iniciativas conjuntas de levantamento de dados relevantes sobre os principais problemas e necessidades de saúde mental no território. Para tanto, necessitam de uma forma de coletar, armazenar e disponibilizar esses dados, de modo a gerar informações que possam auxiliar no processo de gestão e tomada de decisão, para garantir a qualidade do cuidado prestado. A entrada de dados e obtenção dessas informações poderiam ser feitas por meio de um sistema eletrônico, no entanto, percebe-se a ausência de sistema de armazenamento e manipulação de dados com informações técnicas e gerenciais acerca da saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) e a carência de instrumentos de avaliação e de indicadores para aferir a efetividade do serviço prestado, inclusive no Departamento Regional de Saúde XIII do Estado de São Paulo (DRS XIII), que é o foco desse projeto. Dessa maneira, torna-se necessário o desenvolvimento de um sistema informatizado, que auxilie os CAPS dessa região nessa coleta e armazenamento de dados e na geração de indicadores e relatórios que se mostrem eficazes para a melhoria do serviço como um todo. Dessa forma, no presente projeto, como resultados foram descritos os fluxos de atendimento pelo qual é submetido o paciente em cada CAPS do DRS XIII, foram analisados alguns instrumentos de coleta de dados utilizados pelos mesmos, como o projeto terapêutico e a entrevista psicossocial e ainda, visando melhorar futuramente o armazenamento de dados no sistema, foram feitas sugestões para representação de conceitos na área de saúde mental por meio de arquétipos no padrão openEHR. Além disso, o sistema web foi desenvolvido e está em fase de testes.
Título en inglés
not available
Palabras clave en inglés
Community mental health services
Health information systems
Indicators
XIII Regional Health Department of the São Paulo State
Resumen en inglés
In the last 40 years, the mental health care system has undergone profound changes, and since the 70s, various social and professional movements boosted the psychiatric reform and the deinstitutionalization process. This, preached the end of the current asylum model, responsible for the exclusion and chronicity of patients, and made way for a new model driven by more humanitarian outpatient services, wherein the main representatives were the Community Mental Health Services (Centros de Atenção Psicossocial, CAPS). These services are considered the entrance to the mental health network and they have the responsibility for establishing joint initiatives for data collection on key issues and on mental health needs in the territory. To achieve this, they need a way to collect, store and make this data available in order to generate information that can assist in the management and in the decision making process, ensuring the quality of care provided. The data entry and the obtainment of this information could be made through an electronic system, however, we can notice the absence of a system to store and manipulate technical and managerial information about mental health in the Unified Health System (Sistema Único de Saúde, SUS). In addition, there is a lack of assessment tools and indicators to measure the effectiveness of the services, including in the XIII Regional Health Department of the São Paulo State (Departamento Regional de Saúde XIII, DRS XIII), which is the focus of this project. In this way, it becomes necessary to develop a computerized system, which would help CAPS from that region in the data collection and storage of relevant information and in the generation of indicators and reports that may be effective to improve the network as a whole. In this dissertation, as an initial process for the creation of the system, the study of the flow of care a patient is subjected in each CAPS from the DRS XIII is described. Besides that, is also described the study of data collection instruments used by them, such as the therapeutic project and psychosocial interview. Finally, aiming to improve future data storage in the system, suggestions are made for the representation of concepts in the mental health area through archetypes in the openEHR standard.
 
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Fecha de Publicación
2017-10-03
 
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